São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio ainda é mais violento, diz secretário

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, José Afonso da Silva, refutou os números apresentados pela Folha sobre homicídios registrados em São Paulo.
Segundo Silva, houve crescimento, sim, mas não se matou tanto como a Folha está mostrando.
A seguir, trechos da entrevista.
*
Folha - São Paulo quase alcançou os índices de violência do Rio. No Rio, são registrados 53 homicídios por 100 mil habitantes. Em São Paulo, são 49,7 homicídios por 100 mil habitantes. A que o senhor credita esse aumento de violência, que chega a 10% no último ano?
Silva - Não é verdade. Em primeiro lugar, essa comparação com o Rio não quer dizer nada. Não tem nenhum interesse para nós se a violência do Rio está maior ou não. O Rio teve 56 homicídios por 100 mil habitantes em 1993. Em 1995, foram 83 homicídios por 100 mil habitantes. Aqui em São Paulo, capital, ficou em 46 homicídios por 100 mil habitantes. De onde você tirou os seus números?
Folha - Do Pro-Aim (Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade no Município de São Paulo). De onde são os seus números sobre o Rio, secretário?
Silva - Baseados no que foi publicado nos jornais no último ano.
Folha - E o aumento de 10% na violência em São Paulo?
Silva - Não foi de 10%. Houve 9,9% em números brutos. Quando se faz em porcentagem, a cifra vai para uns 2%. Veja bem, em São Paulo houve 7.358 homicídios no ano passado, o que dá 46 homicídios por 100 mil habitantes.
Folha - Secretário, não dá para negar o aumento na violência.
Silva - Mas não precisa pôr um aumento acima daquele que já existiu. Quase não existe mais roubos de residência em São Paulo. Cadê os roubos de Rolex?
Folha - Embora tenham diminuído os de Rolex em semáforos, quase toda a classe média já teve um caso na família de roubo em semáforo feito por menores com estiletes ou cacos de vidro. Esses roubos diminuíram?
Silva - Diminuíram. Pode verificar que no centro diminuiu 72% depois que iniciamos uma ação.

Texto Anterior: Chacinas na cidade aumentam 25%
Próximo Texto: Tubarão é atração de feira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.