São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Carolina do Sul deve dar votos a Dole

Senador é favorito
Estado elege 37 delegados

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Todas as pesquisas de intenção de voto no Estado da Carolina do Sul, sul dos EUA, mostravam ontem folgada margem a favor do senador Bob Dole na eleição primária presidencial do Partido Republicano, de oposição.
A mais prestigiosa das disponíveis, do Instituto Mason-Dixon, mostrava Dole com 35% das preferências; Pat Buchanan com 24%; Steve Forbes com 13%; e Lamar Alexander com 10%. Os republicanos da Carolina do Sul votaram ontem. A divulgação dos primeiros resultados estava prevista para depois das 20h (22h em Brasília), quando as urnas seriam fechadas.
O prestígio das pesquisas de voto se abalou um pouco neste início de temporada da campanha presidencial. Por exemplo, nenhuma indicou as vitórias de Steve Forbes sobre Dole em Delaware e Arizona.
Mas, nos dois casos, a diferença entre os candidatos em torno do primeiro lugar era pequena.
É diferente o caso na Carolina do Sul. A vantagem a favor de Dole era tão grande que nem o senador nem seu mais direto concorrente, Buchanan, passaram o dia no Estado ontem, como se o resultado fossem favas contadas.
Dole foi para a região da Nova Inglaterra, onde cinco Estados fazem suas primárias na terça-feira. Buchanan, no estilo frenético que caracteriza sua campanha, esteve ontem em três Estados.
No principal Estado da Nova Inglaterra, Massachusetts, a vantagem de Dole sobre Buchanan nas pesquisas é ainda maior: 40% das preferências sobre 17% (com 11% para Forbes e 11% para Alexander).
Na Carolina do Sul, os votos de 37 delegados à convenção nacional do partido estarão em jogo. Quem ficar em primeiro lugar no Estado ganha o compromisso de 19 deles.
Quem vencer em cada um dos 18 distritos eleitorais da Carolina do Sul receberá o compromisso de voto do respectivo delegado.
A Carolina do Sul é um Estado conservador, que votou em George Bush em 1992 e que tem grande população negra (29,8%).
Na terça-feira, nove Estados fazem primárias e põem em disputa 226 delegados. Massachusetts e Geórgia são os mais importantes. Na quarta, o quadro da disputa republicana ficará bem mais claro.
Por enquanto, Forbes lidera com 60 delegados, seguido de Buchanan com 37, Dole com 35 e Alexander com 10. Pesquisa do Instituto Gallup mostra que Bill Clinton venceria qualquer dos pretendentes da candidatura republicana se a eleição fosse realizada agora.
O que se sairia melhor, Dole, teria 40% contra 56% de Clinton, que não tem desafiantes na candidatura pelo Partido Democrata.
Dole também continua à frente nas pesquisas de preferência entre eleitores republicanos, com 41%. contra 27% de Buchanan, 14% de Alexander e 8% de Forbes.

Texto Anterior: 'Corrupção é o que mais prejudica'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.