São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
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Empresas fazem de tudo para manter cliente

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Atrair e manter o maior número de clientes tem sido a meta dos fabricantes de alimentos congelados. Para atingir o objetivo, eles têm feito promoções e dado descontos em pacotes, além de manter os preços.
A Rienza Congelados, que está há sete anos no mercado de São Paulo, trabalha com uma tabela de preços sem reajustes há um ano.
Segundo Silvana Pereda, 38, dona da empresa, a estratégia de não repassar a variação da inflação para os preços se deve à concorrência.
"Somente o requeijão subiu 8% no período e nós mantivemos os preços dos pratos para não perder a clientela", afirma.
Na Rienza, o pacote de 20 pratos sai por R$ 84, bem abaixo dos R$ 115 que seriam cobrados com a venda dos pratos separados.
Exigência
Silvana afirma que o total de 4.000 pratos que vende por mês tem se mantido, "mas o cliente se tornou mais exigente".
Sob pressão, a empresa modificou a embalagem dos produtos, que passou do alumínio ao plástico, mais apropriado para o uso em forno de microondas.
A empresária conta que, quando começou, a margem de lucro da empresa variava de 50% a 60%. "Hoje está em torno de 30%", diz.
A Novo Sabor aposta em sorteio de viagens para fisgar clientes, além do pacote com desconto de 33% sobre o preço normal.
"Investimos cerca de R$ 6.000 por mês na promoção, sem contar 35% sobre o valor recolhido para o Imposto de Renda", afirma Estevam Marinho, 42, proprietário.
Marinho diz que a estratégia serve para tentar manter a clientela, que está desaparecendo. "Depois do Plano Real (julho de 1994) abrimos mais uma loja e, entre as duas unidades, não chegamos ao volume de vendas anterior ao plano".
Brindes
A My Freezer, também de São Paulo, tem dois pacotes: 20 pratos por R$ 85 e 40 pratos por R$ 150.
Nanci Tavares Fernandes, 49, dona, diz que faz tudo sob encomenda. Nos pacotes, os preços são cerca de 30% mais baixos.
Para cativar os clientes, Nanci conta que oferece brindes, como canetas, abridores de garrafa, pratos extra e ovos de Páscoa.
A Forfree Congelados também trabalha com pacotes, mas não está sentindo retração nas vendas.
José Lázaro, 35, dono, diz que as vendas passaram de 1.500 pratos por mês para 3.000 pratos, depois do Plano Real. "A partir de 15 pratos já consideramos um pacote e damos 12% de desconto."
O dono da Forfree, que entrou no mercado de congelados há quatro anos, com um capital de US$ 1.500, diz que está investindo R$ 15 mil em uma nova cozinha. "Nosso objetivo é vender 4.000 pratos por mês", afirma o microempresário.

Onde encontrar- Rienza Congelados: (011) 826-0469; Novo Sabor: (011) 562-2322; My Freezer: (011) 950-4316; Forfree Congelados: (011) 214-5511.

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