São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
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Como montar uma loja de roupas?

Sudenize de Carvalho (São Paulo, SP)

O primeiro passo para montar uma loja de roupas é definir qual a linha de mercadorias que serão comercializadas.
O investimento inicial fica em torno de R$ 20 mil, sendo R$ 8 mil para compra de equipamentos e R$ 12 mil para capital de giro.
Os equipamentos e instalações são balcões expositores, vitrines, armários com prateleiras, araras, cabides, ferro de passar, tábuas de passar, móveis etc.
A empresa terá um custo fixo de, aproximadamente, R$ 2.500 -correspondentes a folha de pagamento de dois balconistas, aluguel do imóvel, honorários do contador, gastos com água, luz e telefone, entre outras despesas.
Esse valor pode oscilar para mais ou para menos, dependendo, principalmente, do valor do aluguel e número de pessoas contratadas.
Caso seja vendido 50% do estoque inicial do primeiro mês, o faturamento pode ficar entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, dependendo do preço de venda praticado.
A margem de lucro desse tipo de negócio, geralmente, é de 15% -já descontados todos os custos de impostos.
A taxa de retorno, caso o negócio tenha sucesso no mercado, não chega a um ano.
Se a opção for por roupas femininas, confeccionadas em tecido de linho, por exemplo, é preciso ter um estoque inicial de 250 peças.
Nesse estoque devem estar todos os tipos de roupas e modelagens, como por exemplo: blusas, calças, bermudas, vestidos, saias e conjuntos diversos.
As peças devem ser de modelos e numerações diferentes, para diversificar o estoque.
Desta maneira, com seis peças básicas confeccionadas em dois tipos de tecidos de linho e três modelos diferentes, tem-se um total de 36 itens com preços diferentes.
A linha de mercadorias deve ser bem analisada para definir o estoque inicial. Uma forma para se chegar a essa quantidade é a utilização do critério do giro da mercadoria em relação ao preço.
Quanto menor o preço de compra, maior será o número de peças em estoque. Mas, esse critério não deve ser adotado como regra geral. A intuição do empresário conta muito nestes momentos.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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