São Paulo, domingo, 3 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Quem é Você" estréia na Globo

CRISTINA GRILLO

DA SUCURSAL DO RIO

Trama de Ivani Ribeiro, com Cássia Kiss no elenco, começa amanhã e substitui "História de Amor"

Um baile de Carnaval em Veneza (Itália) na década de 70 é o ponto de partida de "Quem é Você", novela que estréia amanhã, às 18h, na Rede Globo, no lugar de "História de Amor".
É nesse baile que Maria Luísa (Elisabeth Savalla) anuncia que está grávida de Afonso (Alexandre Borges), seu marido.
É também nesse baile que Afonso, achando que foi traído, tem relações sexuais com uma mulher mascarada.
Nove meses depois desse Carnaval, Beatriz (Cássia Kiss), irmã de Maria Luísa, tem um filho, mas esconde de todos quem é o pai da criança.
A partir deste mistério -será que Afonso é o pai do filho de Beatriz?- desenvolve-se a trama escrita por Solange de Castro Neves a partir de uma sinopse de Ivani Ribeiro, que morreu em julho do ano passado.
Afonso se casou cedo e é um piloto frustrado. Trocou o sonho de correr pela administração de uma vinícola. Mas não consegue resistir quando reencontra nas pistas sua primeira namorada, Cíntia (Luiza Thomé).
"Quem é Você" traz de volta às novelas o ator Francisco Cuoco no papel de Nélson, o pai de Maria Luísa e Beatriz. Nélson abandonou a família quando as filhas eram crianças e, agora, tenta uma reaproximação.
As tentativas são rechaçadas por Beatriz, que considera o pai culpado das crises psiquiátricas de Maria Luísa. Mas é a própria Beatriz a responsável por uma grande crise da irmã.
Vinte anos depois do baile em Veneza, Maria Luísa resolve dar uma festa a fantasia para comemorar o aniversário do filho, Maurício (Thiago Picchi).
Na festa, Beatriz conta para a irmã que Afonso é o pai de Cadu (Pedro Brício), seu filho.
Isso não quer dizer que Afonso seja mesmo o pai de Cadu. Solange de Castro Neves pretende deixar em aberto, na trama, a possibilidade de o pai do rapaz ser Túlio (Cecil Thiré).
Na época do baile em Veneza, Túlio era noivo de Beatriz. Depois do baile, o noivado foi rompido por ela, sem razão aparente.
Além da trama central, há outras histórias paralelas. Uma delas é a transformação de Maurício, filho de Maria Luísa, em Taís.
Numa referência ao filme "Tootsie", em que Dustin Hoffman interpreta o personagem-título, Maurício vira Taís para fazer uma campanha publicitária.
O sucesso da campanha impede que ele deixe de ser "mulher". A aparência de Taís é um dos grandes segredos guardados pelo diretor-geral de "Quem é Você", Herval Rossano.
Ele proibiu que Thiago Picchi fosse fotografado caracterizado para não quebrar o impacto que pretende conseguir com sua aparição na novela.
"Quem é Você" terá um núcleo de personagens russos, liderado por Sacha (Jonas Bloch), pai de Irina (Rita Guedes) -namorada de Maurício-, e Iuri (Marcelo Serrado).
Irina terá como rival Ivana (Milla Christie), filha de Túlio, que trabalha na mesma produtora de vídeo em que Maurício/Taís.
Júlia Lemmertz interpreta a primeira personagem má de sua carreira, Débora -publicitária competente e ambiciosa, que tem um caso com o chefe, Túlio.
Ela interna a mãe em um asilo, vende a casa da família para comprar um apartamento e diz que seus pais morreram.
Como em toda novela das 18h, há um núcleo de personagens que tende para a comédia. Em "Quem é Você", a atribuição é dos velhinhos da casa de repouso de propriedade de Beatriz.
Nele estão Augusta (Eva Todor), deixada no asilo pela filha, Kitty (Heloísa Mafalda), ex-vedete que circula a bordo de um MP Lafer cor-de-rosa, e Anita (Vanda Lacerda), que vive recolhendo comida como se passasse fome.

Texto Anterior: Sônia Braga retorna à TV
Próximo Texto: QUEM É QUEM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.