São Paulo, domingo, 3 de março de 1996 |
Próximo Texto |
Índice
Motor dá brilho ao Volvo 850 Turbo GRACILIANO TONI GRACILIANO TONI; JOSÉ ROBERTO A. CAMPOS; RENATO ROMIO
JOSÉ ROBERTO A. CAMPOS RENATO ROMIO Conforto de carro de luxo e motor digno de esportivos fazem do Volvo 850 Turbo uma das melhores opções em sua faixa de preço. Ele encara sem vacilar modelos como o BMW 325i, o Audi S6 e o Mercedes-Benz Série C -e vence todos em espaço. Além disso, e do ótimo acabamento, o Volvo oferece a legendária segurança da marca. Tem, por exemplo, airbags -almofadas que se inflam automaticamente em caso de colisão- frontais para motorista, passageiros e laterais. As portas trazem barras para proteção em caso de impactos laterais, e a estrutura que contorna a cabine é reforçada. Andando no carro, a parafernália de equipamentos de proteção pode até parecer desnecessária -ele é tão bom que parece difícil bater. As distâncias exigidas para frenagem são bastante curtas -e, graças aos freios antitravamento ABS, sem o mínimo desvio. Só o que destoa na sensação de segurança transmitida é a visibilidade traseira, abaixo da esperada. Outra pequena falha em relação à segurança é a tendência que as rodas têm de perder aderência em acelerações fortes -em piso molhado, é preciso cuidado. O carro tem tração dianteira -BMW e Mercedes preferem as rodas traseiras "empurrando", em vez de as da frente "puxando". Motor Nem sempre é possível aproveitar toda a potência do excelente motor do 850, desperdiçada quando os pneus "patinam", girando sem o carro sair do lugar. O motor do Volvo compensa sua aparente pequenez -são 2.319 cc- com sistema de sobrealimentação (turbo e intercooler) de invejável eficiência. Fornece altíssima potência (225 cavalos-vapor), sem deixar de ser suave e elástico. O baixo nível de ruído e vibração é outro ponto forte. Quando o motor pode ser usado a plena carga, o Volvo não dá bola para muito carro metido a esportivo. Até esportivos de verdade, como o Gol GTI 16V, ficam para trás. Nas retomadas de velocidade -acelerações para ultrapassar, por exemplo-, o Volvo é brilhante, como mostram as medições feitas pela Folha em conjunto com o Instituto Mauá de Tecnologia (leia texto ao lado). Nem o ar-condicionado consegue roubar desempenho do carro. O 850 é contra-indicado para quem precisa passar por muitas lombadas, valetas e calçadas rebaixadas de forte inclinação. Nos três tipos de obstáculos, a frente, baixa e comprida, raspa com facilidade. Os engenheiros mecânicos José Roberto A. Campos e Renato Romio integram o quadro técnico da Divisão Técnica de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia Próximo Texto: Motor dá brilho ao Volvo 850 Turbo Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |