São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente mata os Mamonas Assassinas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os cinco integrantes do grupo Mamonas Assassinas morreram na noite de sábado na queda de um jatinho da Madri Táxi Aéreo na serra da Cantareira, zona norte de São Paulo. O acidente matou também outras quatro pessoas.
O vocalista Alecsander Alves, 25, o Dinho, o tecladista Júlio César Barbosa, 27, o guitarrista Alberto Hinoto, 25, o baterista Sérgio Reis de Oliveira, 26, e o baixista Samuel Reis de Oliveira, 22, voltavam para São Paulo após uma apresentação no estádio Mané Garrincha, em Brasília.
O Learjet 25 prefixo PT-LSD deixou o aeroporto de Brasília às 21h45. Nele estavam também o segurança Sérgio Saturnino Porto, o ajudante de palco Isaac Souto e o piloto Jorge Germano Martins, 3O, e o co-piloto Alberto Yoshihumi Takeda, 24.
Às 23h20, dez minutos antes da queda, o avião fez o último contato com o aeroporto de Guarulhos. Recebeu permissão para pousar, mas arremeteu (subindo novamente, antes de as rodas tocarem a pista), e a torre de comando perdeu contato.
O Learjet rasgou 400 metros de mata no Parque Estadual da Cantareira e abriu uma clareira no local da queda. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Os corpos de todos os ocupantes do avião ficaram mutilados.
O velório dos músicos estava previsto para ocorrer no ginásio Paschoal Thomeu, de Guarulhos -município vizinho de São Paulo, onde surgiu o grupo-, e o enterro deve ocorrer às 10h de hoje no cemitério Jardim Primavera, naquela cidade.
O Mamonas Assassinas foi um dos maiores fenômenos da história da música popular brasileira. Seu primeiro e único disco, "Mamonas Assassinas", vendeu em poucos meses mais de 1,7 milhão de cópias, quantidade superior à alcançada por campeões de vendagem como Xuxa e Roberto Carlos.
Donos de um estilo irreverente e apelando com frequência para palavrões e expressões maliciosas, os Mamonas conquistaram em poucos meses uma legião de fãs, formada principalmente por crianças e adolescentes.
Recentemente o grupo esteve envolvido em uma polêmica por causa de suas letras. Por considerá-las indecentes, um diretor da Radiobrás resolveu proibir sua execução na rede oficial de rádio. A determinação foi retirada por ordem da presidência da Radiobrás. O diretor foi demitido.
O sucesso dos Mamonas começava a ultrapassar as fronteiras do Brasil atingindo principalmente a Argentina e Portugal. O grupo seguiria ontem para Portugal, onde fariam uma apresentação e uma série de entrevistas. As rádios portuguesas têm executado exaustivamente a música "Vira-Vira", que satiriza o tradicional ritmo português.

Texto Anterior: Jornal chegou atrasado
Próximo Texto: Vocalista é o último a ser achado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.