São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
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Metrô é até 4 vezes mais veloz que carro

ROGÉRIO WASSERMANN
DA REPORTAGEM LOCAL

O trânsito lento registrado na semana passada em São Paulo, que contabilizou o maior congestionamento em uma manhã nos últimos 12 meses (140 km), está levando os paulistanos a pensarem em alternativas aos carros.
A Folha comparou o tempo gasto pelo metrô e por carros no percurso entre o Jabaquara e o centro e entre Santana e o centro, de manhã e à tarde.
O resultado do teste mostra que o metrô pode ser até quatro vezes mais rápido nos horários de rush em dias de chuva.
No percurso entre as estações Santana e Sé, feita na manhã da última sexta-feira (sob chuva e com vários semáforos apagados ao longo da avenida Cruzeiro do Sul), a viagem de carro levou 48 minutos, enquanto o trem do Metrô normalmente gasta, para fazer o mesmo percurso, apenas 12 minutos.
Já a distância entre as estações Sé e Jabaquara, percorrida no final da tarde da última quinta-feira, levou 31 minutos. A viagem de Metrô no mesmo trecho costuma durar 23 minutos.
A comparação não tem validade científica, porque se deve levar em conta uma série de variáveis (o metrô pode ter problemas técnicos ou o trânsito pode estar excepcionalmente bom em determinado dia ou em uma avenida específica), mas serve para dar uma idéia das vantagens de se usar o Metrô.
O percurso entre as estações Jabaquara e Sé, na quinta-feira de manhã, demorou 49,5 minutos. O usuário do Metrô costuma fazer o mesmo caminho em menos da metade do tempo: 23 minutos.
A principal desvantagem do Metrô é o fato de existirem poucas linhas e poucas estações. Para quem mora ou trabalha próximo a uma estação, ótimo. Caso isso não ocorra, o usuário é obrigado a recorrer a ônibus ou táxis.
Quando lotado, o metrô também perde para o carro em termos de conforto. Mas para os usuários que sobem nas primeiras estações não é difícil arrumar lugar para sentar, mesmo nos horários de pico.
O motorista pode ainda ter dificuldades com os semáforos.
Com sorte, como a que o carro da reportagem teve na noite de quinta-feira, no trecho entre a Sé e o Jabaquara, pode-se encontrar quase todos os semáforos abertos, o que diminuiu bastante o tempo gasto.
Para ir da estação Jabaquara à estação da Sé, o motorista encontra pelo caminho 51 semáforos. No caminho inverso são 52.
No percurso entre a estação Santana e a estação da Sé, o número de semáforos cai quase pela metade, 28. No sentido Sé-Santana, são 23 semáforos.
Extensão
A norte-sul é a linha mais utilizada do Metrô. Em dias úteis, 1,1150 milhão de pessoas sobem ou descem em uma de suas 20 estações. A extensão da linha é de 16,7 quilômetros.
A velocidade média do trem do Metrô na linha norte-sul é de 29 km/h, contando aía as paradas nas estações, que duram de 15 a 20 segundos, com exceção das estações Sé, São Bento e Tietê, onde as paradas demoram aproximadamente 30 segundos.
A distância entre as estações Jabaquara e Sé, em qualquer um dos dois sentidos, é feita em 35 minutos.

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