São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Três Estados estão na briga por montadora coreana

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os coreanos estão chegando. Até o final deste mês, a montadora Asia Motors vai aderir ao programa de incentivos do governo para a indústria automobilística e divulgar o local escolhido para instalar a fábrica no Brasil.
O presidente da Asia Motors do Brasil, Washington Armênio Lopes, diz que três Estados estão na disputa. Não dá nomes, mas garante que São Paulo é um deles.
Segunda maior importadora de veículos em 95 entre as marcas sem fábricas no país (12.648 unidades), a Asia planeja investir US$ 500 milhões e produzir 50 mil carros Towner e Topic por ano a partir de 99.
A montadora negocia com o governo incentivos adicionais para instalar a fábrica no Brasil.
Pelas regras do programa do governo, cada dólar importado com alíquota reduzida, precisa ser compensado com um dólar exportado ou investido no país.
Como a Asia somente vai operar a partir de 99, teria de exportar metade da produção do primeiro ano para compensar as importações necessárias para manter e ampliar a rede de revendas entre 96 e 99. Segundo Lopes, isso é inviável.
O que a montadora está propondo ao governo: 1) ampliação do prazo para compensar importações com exportações. Atualmente, diz Lopes, a conta tem de ser zerada até o final de 99;
2) considerar como créditos de exportação os investimentos em obras de construção civil, o que não é previsto na lei atual.
Lopes acredita na flexibilização das regras. Mas diz que o investimento vem de qualquer maneira.
Para aumentar o crédito de exportações, a Asia aumentou a lista de equipamentos a serem comprados no mercado nacional. Essas compras dão direito a bônus adicional de 40%."Vamos comprar aqui cabines de pintura e prensas".

Texto Anterior: Lições do Nacional
Próximo Texto: "Só vendo", diz diretor da GM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.