São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Senador Bob Dole vence em Porto Rico

EUA realizam 'terça júnior'

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O senador Bob Dole venceu ontem a eleição primária do Partido Republicano em Porto Rico, Estado associado aos Estados Unidos, e espera poder amanhã quase assegurar a candidatura da oposição à Presidência norte-americana.
Com as vitórias na Carolina do Sul no sábado e de Porto Rico ontem, Dole tem o compromisso de voto de 90 delegados à convenção nacional do partido, em julho, que escolherá o candidato.
São necessários 996 delegados para vencer a convenção. Amanhã, na chamada "terça júnior", nove Estados decidem os votos de 226 delegados e, na quinta-feira, Nova York resolve os de outros 102.
Dole, 72, é o favorito nas pesquisas de intenção de voto em todos esses Estados, assim como nas dos sete Estados que fazem a "superterça" na semana que vem, quando 362 delegados serão escolhidos.
O voto na Carolina do Sul foi considerado decisivo. Se o ultraconservador Pat Buchanan tivesse surpreendido Dole ali, primeiro Estado da região sul a realizar primárias, ele poderia ter alterado a sorte da disputa.
Mas Dole obteve 49% dos votos na Carolina do Sul, ganhou o compromisso de seus 37 delegados e provou que, apesar de conservador, o sul não responde bem ao discurso de Buchanan.
O candidato a candidato havia perdido as primárias de New Hampshire, Arizona e Delaware.
Ontem, o presidente da Câmara do Representantes (deputados), Newton Gingrich, um dos mais importantes líderes da oposição norte-americana, pediu ao ex-secretário da Educação, Lamar Alexander, que abandone a disputa.
Alexander não venceu nenhuma primária e só tem o compromisso de dez delegados. Sua desistência beneficiará Dole.
Acredita-se que Buchanan (que tem o compromisso de 35 delegados) e o empresário Steve Forbes (60) vão concorrer até o dia da convenção, mesmo que não tenham mais chances de vencer, como parece ser o caso.

Texto Anterior: Peres perde com ataque
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.