São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mérida é recheio de montanhas andinas

MARCOS SANTILLI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A emoção de conhecer Mérida começa no avião. Durante os 45 minutos de vôo, desde Caracas, você sente o relevo subir até chegar aos picos mais altos do país.
Por isso Mérida é o teto da Venezuela. O avião pousa bruscamente por uma fenda entre as montanhas, numa pista curta e emparedada nos contrafortes andinos.
Mérida não tem arranha-céus por estar em área sísmica. Mas a estrutura urbana aparenta abrigar mais do que os 140 mil moradores que desfrutam de elevada qualidade de vida, principalmente para padrões latino-americanos.
As tradições culturais e a extravagante natureza andina são os atrativos principais para os visitantes.
A inspiração dos 20 parques, o grande número de restaurantes típicos e o centro antigo da cidade dão charme e descontração a essa cidade a 1.645 metros de altitude, emoldurada por paredões verde-azulados: La Ciudad de Santiago de los Caballeros de Mérida.
A Universidade de Los Andes, com 30 mil estudantes de todas as partes da Venezuela, dá um tempero jovial à cidade, colorindo as velhas ruelas, animando noitadas, enriquecendo histórias e o folclore.
Fundada em 1810, a universidade é respeitada como um dos principais centros intelectuais do país.
Ela está espalhada por vários edifícios, alguns bastante antigos, como a faculdade de odontologia e a de desenho gráfico, prédios sempre com o agradável pátio interno típico do estilo colonial espanhol.
Outros exemplares dessa arquitetura estão distribuídos ao redor da praça Bolivar: Palácio do Governo, Catedral Metropolitana e o Palácio do Arcebispado. Com pouco movimento de veículos, as ruelas próximas à praça Bolivar dão uma sensação de despencar no passado.

Texto Anterior: Combustível esquenta beleza de Caracas
Próximo Texto: Mulas determinaram ocupação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.