São Paulo, segunda-feira, 4 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade vive a apreensão da volta à China

SILVIO CIOFFI

Com cerca de 6 milhões de habitantes, Hong Kong combina a herança cultural da China com alguns dos índices de progresso mais significativos da Ásia.
Colônia britânica até a meia noite do dia 30 de junho de 1997 -quando volta a ser território chinês-, Hong Kong é também uma interrogação: o que pode acontecer com esse importante pólo de desenvolvimento depois de sua devolução à República Popular da China?
As pistas para a resposta podem estar em episódios que moldaram a história desse Tigre Asiático e nos números de sua economia:
. É frequente que os livros registrem a história de Hong Kong a partir da presença colonial britânica, mas é sua origem está ligada à chegada habitantes do norte da China, a cerca de 5.000 anos atrás.
. No século 14, nova onda migratória trouxe cantoneses e hakkas.
. Hong Kong tornou-se um reduto de piratas no século 17 e, no início do século 19, comerciantes ingleses fizeram fortuna com o ópio.
. Esse ópio foi trocado por prata, seda e chá até que o governo imperial chinês proibiu as transações.
. Desavenças pelo controle do porto levaram, então, à Guerra do Ópio (1839-1842). Finda a guerra Hong Kong foi cedida ao Reino Unido pelo Tratado de Nanquim.
. Em 1860 a península de Kowloon e a ilha de Stonecutter's foram agregadas e, em 1898, estabeleceu-se que o Reino Unido arrendaria Hong Kong por 99 anos.
. No início do século cerca de 11 mil navios/ano lá atracavam. Em uma década esse número duplicou.
. Com o crescimento do comércio vieram também os primeiros refugiados civis da China, que começaram a chegar em 1911.
. Hong Kong enfrentou a ocupação japonesa nos anos 1941-45, durante a Segunda Guerra Mundial.
. Nos anos 50 teve vez o "made in Hong Kong" e a produção de têxteis, eletro-eletrônicos e cerâmica.
. A moderna Hong Kong tem cerca de 1.046 km2 e muitos terrenos recuperados do mar. Apesar da exiguidade territorial, é uma das dez maiores economias do mundo.
. Em setembro de 1984, o Reino Unido e a China confirmaram o retorno de Hong Kong à soberania chinesa. Do documento consta a promessa de respeito às liberdades político-religiosas e à manutenção do capitalismo, mas Hong Kong vive apreensivamente a expectativa de sua devolução.

Texto Anterior: Lugar resume cozinha chinesa
Próximo Texto: United inaugura vôo com 777 para Miami; Navio Sun Princess faz sucesso no Caribe; Pacotes levam para a fórmula Indy no Rio; Agência leva para ver fórmula 1 na Argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.