São Paulo, terça-feira, 5 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dole é o favorito para a 'terça júnior'

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Hoje é a "terça júnior" da campanha presidencial americana.
Nove Estados realizam eleições primárias ou convenções para escolher delegados para as convenções nacionais dos dois grandes partidos políticos do país que decidirão os candidatos à Presidência dos EUA.
No Partido Democrata, o presidente Bill Clinton não tem oponentes. No Republicano, o senador Bob Dole pode quase assegurar sua candidatura hoje.
Dole, 72, é o favorito nas pesquisas de intenção de voto em quase todos os Estados, inclusive os dois principais: Geórgia (42 delegados) e Massachusetts (37).
A Geórgia, sul do país, é a grande esperança do ultraconservador Pat Buchanan. Se vencer, acha que terá condições de bater Dole no restante do sul daqui a uma semana.
O líder republicano da Geórgia, o presidente da Câmara dos Representantes (deputados), Newt Gingrich, endossou a candidatura de Dole, a quem chamou de "próximo presidente dos EUA".
A expressão "terça júnior" apareceu em 1992, quando cinco Estados da região resolveram fazer suas primárias no mesmo dia, a exemplo de sete do sul em 1988 (que criaram a "superterça").
Com a primária de Nova York depois de amanhã, a semana entre hoje e o dia 12 vai pôr em jogo 741 dos 1990 delegados da convenção republicana.
O vencedor da convenção terá que ter os votos de pelo menos 996 delegados. O líder até agora é Dole, com 91 delegados, seguido de Steve Forbes (60), Buchanan (35) e Lamar Alexander (10).
Buchanan aumentou o tom de seus ataques a Dole ontem. Ele voltou a insinuar que poderá não apoiar o candidato de seu partido em novembro.
Além dos quatro principais, há outros dois outros aspirantes republicana: o senador Richard Lugar e o radialista Alan Keyes.
Keyes foi preso na noite de domingo quando protestava em frente a uma emissora de TV em Atlanta, Geórgia, por não ter sido convidado para participar de um debate entre os pré-candidatos.
O radialista tem o compromisso de voto de apenas um delegado para a convenção nacional do partido.

Texto Anterior: Contestado anúncio da Benetton com corações; França acaba com sequestro em escola; Reino Unido nega incidente nas Malvinas; Réu de Whitewater promete vencer juízo
Próximo Texto: EM RESUMO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.