São Paulo, quinta-feira, 7 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Hamas anuncia entrega de armas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O grupo islâmico Hamas disse ontem que entregou suas armas à polícia palestina. O Hamas (Movimento de Resistência Islâmico) é o responsável pela onda de atentados em Israel nos últimos dias.
As autoridades receberam um telefonema anônimo que dizia que o Hamas estava abandonando a luta armada "após o recente desenvolvimento dos fatos, consciente dos interesses do povo palestino e para evitar lutas internas".
O comunicado do Azedin al Kassam, o braço armado do Hamas, dizia que o grupo vai manter em seu poder apenas armas para a proteção de seus integrantes. Não ficou claro se a entrega de armas vale apenas para o Hamas em Gaza.
Nesta semana, o braço político do grupo fez um apelo pelo desarmamento. O Hamas quer quer a Autoridade Palestina interceda junto ao governo de Israel, pedindo a exclusão dos nomes de seus militantes das listas de terroristas.
Em outra vitória contra o Hamas, Israel prendeu um árabe de cidadania israelense sob a acusação de ter transportado de Gaza a Tel Aviv o militante que explodiu uma bomba na cidade, segunda-feira.
Sua identidade não foi divulgada. Ele tem 45 anos e conduzia o caminhão usado pelo terrorista suicida.
Israel e a Autoridade Nacional Palestina (sob comando da OLP, adversária dos fundamentalistas) estão desenvolvendo atividades conjuntas na busca de terroristas.
A polícia palestina invadiu ontem a Universidade Islâmica de Gaza, um dos principais focos de ativistas do Hamas, e vasculhou suas dependências por seis horas.
Nenhum dos 3.000 estudantes foram às aulas ontem. Durante a noite, dezenas de ativistas do grupo foram presos em Gaza, uma das cidades do território autônomo sob a Autoridade Palestina. Na Cisjordânia, houve mais de cem presos.
Arafat aprovou ontem a prisão perpétua contra Mohammed Abu Uardeh, 20, preso em 3 de março após um atentado em Jerusalém.
Arafat disse ter indícios de que o Hamas cometeu os atentados com ajuda de radicais israelenses.

Próximo Texto: Rebeldes lançam ofensiva em Grozni
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.