São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso destaca projeto da Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

A reforma gráfica da Folha foi tema de discussão de um dos debates anteontem da Panamericana 96 Graphic Design. A criadora do novo projeto gráfico do jornal, Eliane Stephan, apresentou seu trabalho a uma platéia de designers. A editora de arte Didiana Prata mostrou as fases do processo de implantação das mudanças e seus impactos na rotina da redação.
O público recebeu exemplares do jornal para acompanhar a exposição. "Fala-se sobre o fim da imprensa, mas nunca se vendeu tanto jornal. Concluímos que grande parcela dos leitores adora a cor. O Brasil é colorido e o povo gosta de cor", afirmou Eliane no debate que se seguiu à sua apresentação.
Cor, beleza e leveza das novas páginas do jornal e competição com a televisão dominaram as discussões da noite. O debate reuniu os artistas gráficos David Carson e Paul Davis, além de um time de designers brasileiros, como Felipe Taborda, Rico Lins, Rafic Farah, Washington Dias Lessa, Gringo Cardia, Hans Donner, Eduardo Bacigalupa e Carlos Grasseti.
Taborda destacou a tendência mundial e nacional de "redesenho" da mídia impressa. "As mudanças são quase contínuas. Até o 'New York Times' tem cor", disse Paul Davis.
"Se os jornais não sofrerem reformas e redesenhos continuamente vão continuar a perder leitores", disse Davis, que fez palestra antes do debate. "Todos os jornais de sucesso nos EUA usam cor e artigos curtos. Acho engraçado ver gente reverenciar os bons e velhos tempos do preto-e-branco e textos longos", disse Carson.
Criador de uma subcultura do design gráfico em revistas como a "Ray Gun", David Carson é ídolo de jovens profissionais. Ele foi ovacionado depois de sua palestra de quarta-feira. Mostrou trabalhos para vídeo e revistas e exibiu o filme "The End of the Print", criado para uma exposição em Munique.

Texto Anterior: Especialista americana faz a elegia da obra de Helio Oiticica
Próximo Texto: Futuro é unir todas as mídias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.