São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olimpíada é a vovó

JOSUÉ MACHADO

Olimpíada ou olimpíadas? Por que jornais, revistas e locutores estão utilizando "olimpíada" como sinônimo de jogos olímpicos? A bola foi levantada por Juca Kfouri, desta Folha, que aprendeu haver diferença de significado entre "olimpíada" e "olimpíadas". Aprendeu bem.
São claros na distinção entre as duas os dicionários Aurélio, Caldas Aulete e Koogan Larousse, de Antônio Houaiss.
Aulete: olimpíada - "período de quatro anos que mediava entre duas celebrações consecutivas dos jogos, e era adotado pelos gregos para a contagem do tempo depois do ano 776 a.C.". Olimpíadas - "jogos olímpicos modernos, que se realizam de quatro em quatro anos, de 1896 para cá."
Nem é preciso somar a eles o Morais, de 1813; Domingos Vieira, de 1873; Cândido de Figueiredo e o Lello Universal, do início do século. Todos dizem o mesmo. O Dicionário Etimológico de Antônio Geraldo da Cunha reforça o conceito de olimpíada: "espaço de quatro anos decorridos entre duas celebrações dos jogos realizados, originariamente, na cidade de Olímpia, na Grécia."
Alguns dicionaristas, entre eles Antenor Nascentes e Laudelino Freire, definem "olimpíada" como Aulete e companhia, mas admitem, como segunda acepção, que a palavra também pode significar "a celebração das competições atléticas de quatro em quatro anos entre esportistas do mundo inteiro".
Somando-se os pesos e a etimologia, concluiu-se que "olimpíada" é o período de quatro anos decorridos entre duas celebrações dos jogos olímpicos. E olimpíadas, com um grande "s", o mesmo que jogos olímpicos.
Por que então se atribuiu a "olimpíada" o sentido de jogos olímpicos? Porque autores como Silveira Bueno e os lusos editores do Morais atual ignoraram a diferença e aceitaram "olimpíada" como sinônimo de "olimpíadas" ou jogos olímpicos. Um fenômeno de simplificação. O mesmo em que talvez tenham embarcado diretores de redação para evitar dúvidas. É possível que alguns achassem complicado reconhecer a diferença de significado entre "olimpíadas" e "olimpíada". Supondo que fosse esse o raciocínio, basta lembrar várias palavras que no plural significam coisa diferente do singular: bem (o que é bom), bens (propriedades); féria (renda diária), férias (descanso); zelo (esmero), zelos (ciúmes).
É possível também que os autores de um manual de redação tenham se distraído no exame do significado e levado outros à mesma distração.
O fato é que o poder multiplicador de jornais, revistas, rádio e TV tende a acabar para o povo com a diferença de significado entre o singular e o plural nesse caso.
O melhor seria que chamassem as olimpíadas de jogos olímpicos, que são as comemorações de uma olimpíada; faziam parte da solenidade de abertura. E "olimpíada", convém repetir, o período de quatro anos entre duas celebrações dos jogos blá, blá, blá.
Duas olimpíadas, portanto, equivalem à duríssima labuta de oito anos depois da qual os congressistas ganham direito a merecida aposentadoria. Sim, sim.

Josué R. S. Machado é jornalista, formado em línguas neolatinas pela PUC-SP. Colaborou em diversos jornais e revistas.

Texto Anterior: Rota mata 35% menos nos últimos seis meses em SP
Próximo Texto: Livros Jurídicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.