São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desnutrição traz deficiência

ESPECIAL PARA A FOLHA

As principal causa de deficiência de crescimento nas crianças no Brasil é a desnutrição (pela falta de alimento ou pelas verminoses -presença de vermes no sistema digestivo).
A desnutrição tem efeitos mais graves nas crianças de baixa idade. O déficit de crescimento nos primeiros anos de vida é muito difícil de ser recuperado. A estatura final fica comprometida desde cedo.
Outra causa frequente é a própria carga genética dos pais. Filhos de pais baixos serão, também, baixos. Essas crianças têm um limite biológico ao seu crescimento.
A deficiência de crescimento constitucional -em que a criança está com a fase de crescimento "atrasada"- é outra problema relativamente comum. A falta do hormônio de crescimento ou GH (leia texto ao lado) é uma causa relativamente rara de deficiência.
Estudos indicam que de 1 em cada 5 mil crianças a 1 em cada 30 mil crianças têm falta de GH. No Estado de São Paulo, cerca de 500 crianças recebem o tratamento.
O tratamento é caro. O custo, apenas da medicação, fica em cerca de US$ 70 por dia.

Texto Anterior: Zinco ajuda crianças com baixa altura
Próximo Texto: Hormônio eleva o crescimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.