São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

É essencial saber comandar sem ser autoritário

ENRIQUE JURADO
DO "EL PAÍS"

Nas empresas com vocação mais competitiva, o desenho de planos de carreira é visto como fundamental. Esses planos incluem aspectos formativos tradicionais, assim como instrumentos de promoção interna e motivação.
A principal plataforma para o desenvolvimento profissional é fazer bem o trabalho cotidiano. A empresa competitiva se preocupará em compensar esse "fazer bem".
Mas também existem aspectos mais pessoais com os quais o profissional deve se preocupar, se não quiser atrofiar-se.
Trata-se de uma atitude de aprendizagem contínua, semelhante àquela desejável para qualquer pessoa, também fora do ambiente de trabalho.
Aprender com erros, adquirir experiência e melhorar suas habilidades é crescer profissionalmente.
O profissional que sabe aprender possui duas características essenciais: sabe administrar seu tempo e sabe dirigir sem ser autoritário.
Saber desligar-se do trabalho, cultivar hobbies, praticar esportes ou passear e desfrutar dos momentos de relax é necessário para poder continuar trabalhando com eficiência.
(EJ)

Texto Anterior: Empresas devem aproveitar os profissionais polivalentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.