São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresas aperfeiçoam técnicas

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A fim de reduzir os problemas enfrentados pelos clientes durante as mudanças, algumas empresas transportadoras estão procurando aperfeiçoar os seus serviços.
Atrasos na entrega e danos nos bens transportados, por exemplo, são algumas das reclamações mais frequentes dos consumidores.
"A mudança é sempre um trauma", afirma Júlio Pires, gerente de marketing da Granero. Para apagar essa imagem, a empresa criou uma escolinha para treinar seus funcionários nos processos de embalagem e transporte -nos quais geralmente ocorrem os problemas.
No curso, que dura quatro dias, os funcionários aprendem técnicas de embalagem de materiais tão diferentes quanto roupas, livros e produtos de limpeza.
Para simular melhor as situações que podem surgir no trabalho, o curso é realizado em reproduções dos cômodos de uma casa. Há tanto aulas práticas quanto teóricas.
Cozinha
Mas as medidas para reduzir a angústia dos clientes também podem ser puramente operacionais.
A transportadora Cacique, por exemplo, estabeleceu que a cozinha deve ser sempre o último cômodo a ser desmontado e o primeiro a ser montado na nova casa.
Isso significa que, em transportes de curta distância, não é necessário descongelar a geladeira e o freezer.
Os alimentos são transportados em caixas térmicas. Segundo Aparecida Correia de Lima, gerente de mudanças nacionais da empresa, dessa maneira os alimentos não perdem suas características.
Pelo mar
Já a transportadora Fink investiu na realização de mudanças para outros países. Segundo Luís Carlos Santório, gerente da divisão internacional da empresa, os navios utilizados pertencem a Fink.
"A mudança é transportada no porão do navio, onde fica mais protegida e é mantida sob temperatura controlada."
Os preços cobrados pelas transportadoras variam de acordo com a quantidade e o tipo do material a ser transportado.
Quando envolve materiais frágeis ou obras de arte, por exemplo, a mudança tende a ser mais cara porque os cuidados de embalagem e transporte são maiores.
Em geral, orçamentos só são fornecidos aos clientes após visita de um funcionário.

Texto Anterior: Dicas para uma mudança tranquila
Próximo Texto: Hábito pode minimizar ansiedade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.