São Paulo, domingo, 17 de março de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Empresas aperfeiçoam técnicas
FREE-LANCE PARA A FOLHA A fim de reduzir os problemas enfrentados pelos clientes durante as mudanças, algumas empresas transportadoras estão procurando aperfeiçoar os seus serviços.Atrasos na entrega e danos nos bens transportados, por exemplo, são algumas das reclamações mais frequentes dos consumidores. "A mudança é sempre um trauma", afirma Júlio Pires, gerente de marketing da Granero. Para apagar essa imagem, a empresa criou uma escolinha para treinar seus funcionários nos processos de embalagem e transporte -nos quais geralmente ocorrem os problemas. No curso, que dura quatro dias, os funcionários aprendem técnicas de embalagem de materiais tão diferentes quanto roupas, livros e produtos de limpeza. Para simular melhor as situações que podem surgir no trabalho, o curso é realizado em reproduções dos cômodos de uma casa. Há tanto aulas práticas quanto teóricas. Cozinha Mas as medidas para reduzir a angústia dos clientes também podem ser puramente operacionais. A transportadora Cacique, por exemplo, estabeleceu que a cozinha deve ser sempre o último cômodo a ser desmontado e o primeiro a ser montado na nova casa. Isso significa que, em transportes de curta distância, não é necessário descongelar a geladeira e o freezer. Os alimentos são transportados em caixas térmicas. Segundo Aparecida Correia de Lima, gerente de mudanças nacionais da empresa, dessa maneira os alimentos não perdem suas características. Pelo mar Já a transportadora Fink investiu na realização de mudanças para outros países. Segundo Luís Carlos Santório, gerente da divisão internacional da empresa, os navios utilizados pertencem a Fink. "A mudança é transportada no porão do navio, onde fica mais protegida e é mantida sob temperatura controlada." Os preços cobrados pelas transportadoras variam de acordo com a quantidade e o tipo do material a ser transportado. Quando envolve materiais frágeis ou obras de arte, por exemplo, a mudança tende a ser mais cara porque os cuidados de embalagem e transporte são maiores. Em geral, orçamentos só são fornecidos aos clientes após visita de um funcionário. Texto Anterior: Dicas para uma mudança tranquila Próximo Texto: Hábito pode minimizar ansiedade Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |