São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
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Telefonista e mensageiro exigem vínculo

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Telefonia e mensageiros estão entre as atividades das empresas que estão deixando de ter a participação de terceiros.
"O fato de as telefonistas, ao atenderem o telefone, dizerem o nome da empresa caracteriza uma relação de subordinação, o que vai de encontro à terceirização", afirma Jerônimo Souto Leiria, diretor da CLT Consultoria em Desenvolvimento Empresarial.
São exatamente essas áreas que a fabricante de celulose Riocel, empresa do Grupo Klabin, deixou de terceirizar.
Eloir Ambos da Silva, 35, consultora de recursos humanos da Riocel, lembra que a empresa foi uma das pioneiras no país na terceirização de uma forma inovadora.
"A Riocel inovou, por exemplo, na terceirização da folha de pagamento, telefonia, recepção, office boy e manutenção", afirma.
Segundo ela, quando surgiu o enunciado 331, do TST (Tribunal Superior do Trabalho), algumas atividades tiveram que ser revistas.
Como resultado, entre os 609 funcionários da Riocel, há quatro telefonistas e dois mensageiros. Com uma reestruturação, o serviço de recepção foi suprimido.
Eloir faz questão de ressaltar que a empresa não está fazendo uma "desterceirização", mas uma revisão no processo de terceirização.
Ela diz que a empresa determinou como atividade-fim a produção e comercialização de celulose. "Em função disso, muita coisa é terceirizada."
Como exemplo, Eloir cita a área florestal. Todo o plantio, corte, descasque e transporte de madeira é feito por prestadores de serviços.
Quarteirização
A quarteirização é outra técnica de administração de empresas que está passando por revisões.
Estágio mais avançado da terceirização, a quarteirização se caracteriza pela contratação de uma empresa que cuide do gerenciamento dos contratos de terceiros.
Para não haver falhas na quarteirização, Ives Pereira Müller, gerente da consultoria Arthur Andersen, lembra que devem ser respeitados os parâmetros do contrato.
Na quarteirização, o gerenciamento dos prestadores de serviços deve ser feito segundo os indicadores de desempenho estabelecidos pela empresa contratante.
(NR)

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