São Paulo, sexta-feira, 22 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP presta homenagem a escritora

FERNANDO DE BARROS E SILVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

A crítica de arte e escritora Gilda de Mello e Souza será homenageada hoje, a partir das 19h, pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), do qual foi professora por mais de 25 anos, até se aposentar no início dos anos 70.
O evento, no salão nobre do Centro Cultural Maria Antonia, marca o lançamento do 26º número da revista "Discurso", dedicado à obra de Gilda.
Falarão sobre a autora seus ex-alunos e filósofos Bento Prado Jr. e Paulo Eduardo Arantes. Em depoimento à revista, Bento Prado diz que o estilo de Gilda é marcado por uma "espécie de vaivém constante entre o imediato fenomenológico das obras de arte e o aprofundamento das suas precondições históricas e culturais".
O número tem ainda um ensaio de Paulo Arantes e Otília Fiori Arantes sobre a crítica de Gilda na área das artes plásticas, outro de Vilma Arêas, da Unicamp, sobre três contos publicados por Gilda na revista "Clima", no início dos anos 40, e um um terceiro texto de Iná Camargo Costa analisando seu ensaísmo teatral.
Casada com o crítico literário Antonio Candido, Gilda tem três livros publicados: "O Espírito das Roupas", sua tese de doutorado defendida em 1950, "O Tupi e o Alaúde", sobre Mário de Andrade, e "Exercícios de Leitura", reunindo ensaios sobre cultura.

Texto Anterior: 'Bandido' volta sob signo da urgência
Próximo Texto: NOITE ILUSTRADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.