São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Por que pagou?; Memória curta; Falar é fácil; Só falta a neve; Te esconjuro; Fino ele; A 1ª a gente não esquece; Na calada da noite; Cala-te boca; Ninho da discórdia; Até tu?; No sufoco; Desespero de causa; Sem discussão; Saindo na frente; Interessado em números

Por que pagou?
FHC está dizendo que a culpa do fisiologismo foi do Congresso. Alega que os parlamentares é que apresentaram a conta.

Memória curta
Admitindo que houve fisiologismo, FHC diz que ele seria muito pior depois que a CPI dos Bancos fosse instalada. Como ocorreu na CPI do PC. Só não diz que o maior beneficiário, na época, foi o PFL, hoje fiel aliado.

Falar é fácil
FHC chegou a pensar em rebater em público as acusações de fisiologismo contra o governo. Desistiu quando percebeu que teria de bater no Congresso. Da última vez, as consequências não foram nada boas para ele.

Só falta a neve
O mercado financeiro voltou à euforia ontem. Com a reforma da Previdência aprovada e a CPI dos Bancos enterrada, a bolsa subiu e os juros desabaram. "Estamos na Suíça de novo", foi o comentário geral dos operadores.

Te esconjuro
José Serra (Planejamento) entrou sorridente ontem no Planalto. Fechou a cara quando Fábio Feldmann o saudou efusivamente: "O nosso prefeito". Amuado, respondeu: "i-ma-gi-na".

Fino ele
Depois de pagar a conta do almoço que comemorou a vitória na Previdência, Jurandyr Paixão (PMDB-SP) disse que as balas da sobremesa da churrascaria deveriam ser calibre 38. "Para estourar na boca dos contrários."

A 1ª a gente não esquece
FHC faz nesta segunda sua primeira visita como presidente à Fiesp. A ida à sede do PIB paulista é parte de sua visita a São Paulo, onde acompanhará o presidente do Chile, Eduardo Frei.

Na calada da noite
Enquanto governo e oposição se digladiavam no plenário em torno da CPI dos Bancos, a Comissão do Orçamento varou a madrugada. Às 4h30, R$ 80 milhões já haviam sido remanejados para atender parlamentares.

Cala-te boca
O Planalto só faz um comentário sobre o recente bate-boca entre Paulo Maluf e Gustavo Loyola: presidente do BC não devia falar, quanto mais retrucar.

Ninho da discórdia
José Aristodemo Pinotti ameaça descumprir acordo para João Leiva ser o pré-candidato do grupo quercista à prefeitura paulistana. Do outro lado, está Alberto Goldman, ligado a FHC.

Até tu?
Orestes Quércia mandou avisar que não vai à convenção do PMDB, amanhã. A maioria dos governadores também. A festa programada por Paes de Andrade ameaça se transformar num "happening" do MR-8.

No sufoco
Mesmo sem os governadores, o presidente do PMDB, Paes de Andrade, diz que terá votos para derrubar a reeleição na convenção deste domingo. Até Itamar Franco mandou, de Lisboa, telegrama de incentivo.

Desespero de causa
O governador de Alagoas, Divaldo Suruagy (PMDB), cansou de voltar de bolsos vazios de Brasília. Foi para Nova York na busca de um empréstimo de R$ 160 mi para pagar três meses de salário atrasado do funcionalismo.

Sem discussão
As ambições de Jáder Barbalho (PMDB-PA) à presidência do Senado mexeram com o PFL. O partido já acertou: se o PMDB avançar, Inocêncio de Oliveira é o candidato natural, de novo, para presidir a Câmara.

Saindo na frente
FHC mal pediu aos japoneses e o líder Inocêncio de Oliveira (PFL-PE) já colocou seu Estado como candidato à montadora nipônica no Nordeste. Se o projeto decolar, não tem dúvidas de que será em Pernambuco.

Interessado em números
O chanceler britânico, Malcolm Riskind, visita o Brasil na primeira quinzena de abril para mapear possibilidades de investimento. Quer fazer uma viagem mais comercial do que diplomática e terá encontro com FHC.

TIROTEIO
Do deputado Delfim Netto (PPB-SP), sobre a vitória do governo na votação do relatório da Previdência anteontem e das outras reformas que foram aprovadas em 1994:
- Quanto tempo ainda vai demorar para FHC começar a reformar as reformas que já foram feitas?

Próximo Texto: Vai e volta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.