São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA prendem 14 brasileiros ilegais

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O serviço de imigração dos EUA prendeu 14 brasileiros em situação ilegal no país numa fábrica de processamento de carne em Scranton, na Pensilvânia (a 150 km ao norte de Filadélfia, na costa leste).
A operação foi montada em Washington pelo Immigration and Naturalization Service (INS), a agência do governo norte-americano encarregada de fiscalizar a situação de estrangeiros nos EUA.
O INS recebeu denúncia anônima de que mais de cem brasileiros ilegais trabalhavam na empresa Montage Foods e fez planos para uma deportação em massa dessas pessoas.
Os agentes do INS invadiram a Montage Foods na noite do dia 19 e na manhã do dia 20 e prenderam 44 imigrantes. Além dos 14 brasileiros, também foram detidos cidadãos do México, Honduras, Peru e El Salvador.
Todos os brasileiros pagaram fiança de U$ 3.000 e serão processados em liberdade. Quatro deles haviam concordado com sua deportação sumária, mas depois mudaram de idéia e resolveram ficar.
O Consulado do Brasil em Nova York visitou os brasileiros no mesmo dia de sua detenção. O advogado David Oltachi, contratado pelo consulado, verificou se eles estavam sendo bem tratados.
Segundo Oltachi disse à Folha ontem por telefone, todos disseram que não tinham reclamações sobre o tratamento que estavam recebendo na recém-inaugurada cadeia do condado de Pike, em Holly, Pensilvânia.
A maioria dos brasileiros detidos é de Minas Gerais. Seus nomes são: Vilmar Sila Antunes, José Leite Filho, Antonio Scarabell, José de Sousa, Sérgio Sousa, João de Oliveira, Woodson de Freitas, José Lima Silva, Ademar de Sousa, Mercedes Maria de Sousa, Ceir Gomes, Conceição Vieira, Isapina Freitas e Cleide Reis.
O problema da imigração nos EUA é um dos temas dominantes da campanha presidencial norte-americana deste ano. A Câmara dos Representantes (deputados) aprovou anteontem duras medidas de punição a imigrantes ilegais.
Nas últimas semanas, o INS tem realizado diversos incursões nas regiões de Washington e Nova York para prender trabalhadores em situação ilegal.
Calcula-se que 2% da população atual dos EUA (de 250 milhões de pessoas) seja formada por imigrantes ilegais.
A operação do INS em Scranton resultou num dos maiores números de detenções de brasileiros de uma só vez nos EUA.
A maioria dos brasileiros detidos mora na cidade de Milford, nas imediações de Scranton.

Texto Anterior: Polícia encontra carro suspeito
Próximo Texto: Acordo com FHC dá R$ 75 mi a Maluf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.