São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Versões maculam espírito da banda

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

É de se perguntar por que regravar músicas que nas versões originais são tão geniais quanto as dos Mutantes. "O Triângulo sem Bermudas" não responde a questão.
As versões são inferiores às matrizes; mais precisamente, são em geral nada geniais. O disco só faz esconder o espírito dos Mutantes atrás de regravações pretensiosas.
A exceção é a nova "Ando Meio Desligado", com Edgard Scandurra e Taciana, única faixa que despeja inteligência no projeto.
Atenta ao espírito "mutante", a dupla é a única a perverter o sentido da gravação original. De hino viajandão à maconha, se torna, entre cítaras, psicodelismo e dance music, muito pesada, denunciando a tensão de tempos esquizofrênicos, nada desligados.
A regra, no mais, é outra. Kid introjeta manjados acordes à "Satisfaction" em "Quem Tem Medo de Brincar de Amor". Lulu Santos adultera a letra de "Ave Lúcifer", à qual dá equivocado tom épico. Barão Vermelho faz de "Beijo Exagerado" um rock passadão.
Celso Fonseca e Paulinho Moska se inspiram na versão sertanejo-caipira do Boca Livre para "Panis et Circensis", fazendo o tropicalismo se revolver no túmulo.
O cúmulo é a dupla "El Justiciero" (com Ney Matogrosso) e "Cantor de Mambo" (Herbert Vianna), em que o deboche dos Mutantes é interpretado como latinidade à Mercosul. Não é o caso.
Povoam o CD versões que abandonam a alegria despretensiosa da banda em leituras cabeça, que as parcas exceções não minimizam.
Os neomutantes do Pato Fu, por exemplo, mereciam mesmo abrir o disco. Sua "Vida de Cachorro" é desencanada, feliz, mas bem inferior ao que o grupo sabe fazer.
Samba do crioulo doido é a faixa "2001", em que Tom Zé e Lucia Turnbull (parceira de Rita Lee nos 70) são submetidos ao "karnakismo" cabeça de André Abujamra.
Bem. Pode ser que um tributo dessa natureza anime os novos consumidores a conhecer artistas do calibre dos Mutantes. Mas faz pensar também, infelizmente, que há tesouros que deveriam permanecer para sempre intocados.

Disco: Mutantes - O Triângulo sem Bermudas - Uma Homenagem à Trois Lançamento: Natasha Records

Texto Anterior: Disco de covers recupera genialidade dos Mutantes
Próximo Texto: Arnaldo terá solos relançados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.