São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multimídia vai unir Brasil e Canadá

Palestras buscam alternativas para a arte

FERNANDA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

A série de palestras "Arte Contemporânea: Contribuições Canadenses", que começa segunda-feira no Paço das Artes, vai discutir novos modelos de produção e divulgação da arte nas novas mídias.
"A gente traz uma via alternativa para os trabalhos em que as pessoas não querem investir", disse Wayne Baerwaldt, 35, diretor da Plug In Inc., galeria e centro de arte em Winnipeg (centro do Canadá).
Baerwaldt dá palestras e coordena o workshop "Uma Galeria Virtual Inter-Nações" na próxima semana, junto com Martin Grossmann, 34, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP.
A "via alternativa" a que se refere Baerwaldt pode ser tanto o uso da Internet para divulgar e tornar acessível a arte, como a produção de catálogos com impressão digital de alta qualidade, como a exposição de trabalhos artísticos controversos, que não estão normalmente nos museus e galerias oficiais.
A Plug In Gallery conta com verbas do governo canadense e promove publicações e exposições desse tipo. Exemplo: O livro "Remember... Relate... Retell..." da artista Caroline Dukes, que realizou trabalhos durante e após sessões de hipnose sobre a perda de seu pai.
Outro exemplo, é a exposição e o catálogo de fotos eróticas do artista francês Pierre Molinier, que morreu em 1976.
Bienal
Como o governo canadense só financia sua representação na Documenta de Kassel e nas bienais de Veneza e Sidney, a curadoria da mostra canadense da última Bienal de São Paulo foi feita por Baerwaldt e acabou funcionando como "a representação oficial".
Este ano, como não vai poder trazer artistas por falta de verbas, Baerwaldt diz que pretende propor aos organizadores da Bienal um "produto", como "via alternativa" para a presença no evento.
O "produto" deve ser um catálogo de gravuras digitais, produzido em conjunto com a empresa Liquid Image, com sede em Santa Monica, Califórnia.

Evento: Arte Contemporânea: Contribuições Canadenses
Quando: de segunda, 25, a quinta, 28/3
Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, 1, tel. 011/813-3627, Cidade Universitária, zona oeste de SP)

Texto Anterior: Reconstrução
Próximo Texto: Morozowics traz clássicos cantados em Goiás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.