São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Samper já admite antecipar as eleições

Colômbia votaria até março de 1997

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Colômbia, Ernesto Samper, admitiu ontem pela primeira vez a possibilidade de adiantar as eleições para solucionar a crise no país.
Samper está sendo investigado pelo Congresso sobre o suposto financiamento de sua campanha com US$ 2,3 milhões pelo cartel de Cali, que trafica drogas.
"Reduzir o mandato sem afetar o do Congresso oferece um cenário para resolver a crise." Samper afirmou que ainda deve continuar a fazer consultas com políticos antes de tomar uma decisão final.
Foi a primeira vez que o presidente admitiu renunciar ao cargo sem precondições antes do fim do mandato, previsto para o dia 7 de agosto de 1998.
As eleições seriam realizadas entre novembro de 1996 e março de 1996, após o resultado da investigação do Congresso sobre o financiamento da campanha de 1994.
Pontos
O presidente indicou quatro pontos para encontrar uma solução à crise política.
O primeiro prevê que não sejam misturadas as suas decisões econômicas com as políticas.
O segundo trata de uma reforma partidária, mudando a forma de financiamento de campanhas e a relação entre o governo e a oposição.
Ele também pediu mudanças na Justiça para agilizar os processos que estão em curso no país.
O quarto ponto tratava da solução para a sua governabilidade, em que admitia a renúncia. Ele pediu aos colombianos que apresentem outras sugestões.
Antes de tomar sua decisão, o presidente consultou os ex-presidentes de seu partido, o Liberal. Eles teriam convencido Samper a aceitar a proposta atentando para as "frágeis condições de governabilidade", principalmente após o envolvimento de três ministros na investigação sobre o cartel.
Analistas dizem que Samper quer ganhar tempo. A eleição antecipada precisaria uma de reforma constitucional (o que levaria tempo) e dificilmente seria aprovada.

Texto Anterior: Conheça os candidatos
Próximo Texto: Tribunal indicia três bósnios e um croata por crime de guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.