São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
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Gradiente quer 'tocar' no carro

DA REPORTAGEM LOCAL

A Gradiente decidiu renovar 40% da sua linha de produtos. Para isso, vai desembolsar cerca de USŸ 12 milhões a US$ 15 milhões para lançar 25 novos produtos.
Eugênio Staub Filho, gerente de produto, diz que a empresa renovou no ano passado a linha de minisystems. Este ano, está cuidando mais dos aparelhos de som tradicionais.
A gradiente vai disputar também um novo segmento de mercado -o de som para automóveis.
A partir de junho, conta Staub Filho, a empresa começa a colocar no mercado oito produtos para carros.
Neste ano, a Cougar vai investir US$ 11 milhões em desenvolvimento e marketing dos produtos. A informação é de Armando Cláudio de Castro, diretor da empresa.
O crescimento é de 46,7%. No ano passado, os investimentos nessas áreas não chegaram a US$ 7,5 milhões.
"Não podemos parar neste setor. Temos sempre que agregar novas tecnologias ou substituir produtos velhos por novos."
A Cougar vai colocar no mercado 57 novos produtos -27% mais do que no ano passado. Os importados participam com quase metade do número de lançamentos.
Estabilidade
O que estimula muito a renovação das linhas de produtos, diz Castro, é a estabilização da economia e do poder de compra do consumidor.
No mês passado, segundo dados da Eletros (associação que reúne os fabricantes), as vendas das indústrias para as lojas mantiveram tendência de aumento, crescendo 9,66% em fevereiro sobre janeiro deste ano e 38,88% em relação a fevereiro de 1995.
A Walita, empresa da Philips, prepara 25 novidades para 1996 -o triplo do ano passado.
Como a Cougar, a empresa vai usar a alfândega. Cerca de 90% desses produtos -eletroportáteis- serão importados.
Detalhe: a Eletros reivindica
A Refripar (Refrigeração Paraná), que comercializa a marca Prosdócimo, agora controlada pela Electrolux, prepara de 15 a 20 lançamentos, com investimentos de US$ 15 milhões.
"A atualização tecnológica é constante. No ano passado, fizemos 30 lançamentos, dos quais quatro no final do ano", diz Milton Magnani, diretor.
Segundo ele, de dois anos para cá, a empresa não olha mais só o mercado local, mas também como vai a concorrência no exterior. "Por isso design e tecnologia são pontos importantes."
A Sharp vai guardar segredo do número de lançamentos que prepara para este ano. A empresa informa somente que, em abril, vai mostrar seis novidades na UD.

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