São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tema ainda é ignorado em aula

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As dúvidas que os adolescentes têm sobre como enfrentar a fase de climatério e menopausa das mães já chegou às escolas.
Alguns colégios abordam o tema com os estudantes para ajudá-los a compreender o que acontece com os pais em casa. Mas isso ainda não acontece em sala de aula.
As explicações, em geral, são dadas por orientadores educacionais em conversas informais com os alunos.
O orientador educacional Armando Tambelli afirma que muitos alunos procuram orientação da escola por estarem enfrentando problemas com a mãe.
"Nós sabemos que em muitos casos o motivo dos problemas é o conflito da menopausa com a adolescência", afirma Tambelli.
As escolas, apesar de muitas vezes discutirem assuntos como relação sexual, gravidez e aborto, costumam não falar da menopausa.
"É interessante que as escolas comecem a tratar desta questão. O mito e o tabu fazem com que a menopausa seja vista como uma doença e não como uma etapa de vida", diz o orientador.
A professora Walkiria, que apresentou uma tese de doutorado na USP sobre a menopausa, diz que a sociedade não se lembra da mulher que passa por esse período.
"Essa fase da vida choca as mulheres porque é um ponto final na possibilidade de ser mãe. Quando ela percebe isso e resolve mudar, o mercado de trabalho não a aceita mais. As pessoas começam a considerá-la velha", diz Walkiria.

Texto Anterior: Mãe pode adotar atitude de adolescentes
Próximo Texto: Homens começam a viver andropausa aos 45 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.