São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

'O Quatrilho' busca vitória no Oscar da renovação

THALES DE MENEZES
DA REDAÇÃO

O público brasileiro acompanha esta noite a 68ª cerimônia do Oscar, trasmitida pela TV direto de Los Angeles, com a expectativa de ver "O Quatrilho" ganhar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.
Antes do filme dirigido por Fabio Barreto, apenas "O Pagador de Promessas" (1962), de Anselmo Duarte, tinha conseguido uma indicação brasileira ao Oscar.
Em 1985, o filme "O Beijo da Mulher-Aranha", de Hector Babenco, teve quatro indicações, mas era uma produção norte-americana de um diretor argentino (antes de se naturalizar brasileiro).
Os outros concorrentes a Melhor Filme Estrangeiro são "A Excêntrica Família de Antonia" (Holanda), "O Homem das Estrelas" (Itália), "All Things Fair"(Suécia) e "Dust of Life" (Argélia).
"O Quatrilho" carrega a bandeira do Brasil numa festa que, este ano, está marcada pela renovação e pela juventude dos indicados.
A média de idade dos atores e atrizes indicados é 38/9 anos, a menor das últimas duas décadas.
Os principais favoritos, Nicolas Cage e Sharon Stone, foram indicados pela primeira vez e têm menos de 40 anos. Entre os diretores, todos receberam a primeira indicação de suas carreiras.
Se Mel Gibson conprovar seu favoritismo com "Coração Valente", vai confirmar a tendência da Academia de Hollywood de prestigiar atores que passam à direção.
Robert Redford, em 1981 (com "Gente Como a Gente"), Warren Beatty, em 1982 ("Reds"), e Kevin Costner, em 1991 ("Dança Com Lobos"), também venceram em suas estréias atrás das câmeras.

A festa do Oscar será transmitida a partir das 22h pelo SBT e pelo Telecine (canal das redes de TV paga Net e Multicanal)

LEIA MAIS sobre a entrega do Oscar nas páginas 4-3, 4-4 e 4-6

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowicth
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.