São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de modelo divide o formato das novelas

ESTHER HAMBURGER
ESPECIAL PARA A FOLHA

As novelas se tornaram veículo de tudo. "Explode Coração", na Globo, promove o encontro de crianças desaparecidas, divulga o movimento das Mães da Candelária, e as atividades da Fundação Viva Cazuza de solidariedade aos aidéticos.
A novela católica "Irmã Catarina", na CNT, serve a um projeto de evangelização através da mídia inédito na Igreja brasileira. Hoje estréia "Campeão", o novo folhetim da Bandeirantes, que aposta na fórmula do verde e amarelo, "meu Brasil, brasileiro".
Nenhuma novela consegue mais os legendários índices quase monopolistas de audiência do passado. E daí talvez a fragilidade atual do assunto nacional.
Em um mercado mais competitivo, as emissoras não desistem do formato. Na falta de um modelo de sucesso, aponta-se para todos os lados. E o espaço da ficção seriada vai se esgarçando, sem acrescentar muito à teledramaturgia.
Há mais de uma dezena de novelas em exibição nas diversas emissoras. Cabem boas adaptações literárias como "Tocaia Grande" da dupla Walter Durst e Walter Avancini na Manchete. O melodrama televisivo clássico comparece em abundância com novelas de Ivani Ribeiro, recentemente falecida.
A linguagem é a mesma. Mas o formato é elástico e serve à causas diversas. "Irmã Catarina" faz catequese explícita. Tem uma mensagem muito bem definida. Desafia pouco a interpretação. Talvez essa pretensão educativa tão direta espante o telespectador.
Já "Explode Coração", a novela da internet, se estabelece como prestadora de serviço. E repercute. Abre espaço para a mãe de Cazuza. Alimenta o "Jornal Nacional" com notícias de re-encontros.
Estimula o surgimento em São Paulo do movimento das mães da Praça da Sé. Se oferece como elo em uma rede privada e fragmentada de solidariedades pontuais diversas que, em consonância com o formato da novela, de uma forma ou de outra, envolvem a maternidade.

Texto Anterior: Jovens Solistas tocam na Hebraica
Próximo Texto: Globo joga 'Exterminador 2' contra festa do Oscar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.