São Paulo, segunda-feira, 25 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Caminhões de lixo usam computador

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Vale tudo na disputa das licitações pela coleta de lixo urbano -inclusive o uso da informática.
A Abrelp (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública) vem promovendo seminários de informática com as empresas do setor, mostrando como utilizar computadores e programas de banco de dados.
A idéia é criar protótipos virtuais de cidades para atendimento e criação de estudos de custos dos serviços de limpeza.
Algumas empresas já estão começando a usar computadores de bordo para controlar o volume de lixo coletado por cada caminhão.
Segundo Antonio Roberto Silva, coordenador de informática da Enterpa, a empresa investiu cerca de R$ 30 mil para equipar com computadores uma frota de 20 caminhões que fazem a coleta de lixo na cidade de Osasco, na Grande São Paulo.
O pagamento das empresas de coleta de lixo é feito de acordo com o volume do material coletado.
Ao final de cada percurso de coleta de lixo, o motorista leva o caminhão até uma balança controlada pela prefeitura, que verifica a tonelagem de lixo recolhida e emite um tíquete de pagamento.
Dados confiáveis
A utilização de computadores facilitou muito a tabulação dos dados, além de aumentar a confiabilidade das informações.
Antes, havia grande margem de erro, pois era o motorista que anotava em uma planilha os números fornecidos pela balança.
"Muitas vezes, a caligrafia precisava ser decifrada pela digitadora, que transferia esses dados para o computador, reduzindo ainda mais a qualidade dos dados captados", diz Silva.
Pelo sistema informatizado, um único funcionário é responsável pela coleta de dados diária.
Ele conecta um coletor de dados -aparelho pouco maior que uma calculadora- no computador de bordo do caminhão.
Depois, o coletor é ligado a um micro da empresa, para onde são transferidos os dados do percurso.
Relatório detalhado
"Isso agilizou a análise das informações e permitiu um controle ainda maior dos nossos custos. O resultado desse controle acaba aparecendo na hora de compor um preço para uma determinada licitação", diz Silva.
Além de controlar o peso do veículo, o computador executa outras tarefas de monitoração.
Ele documenta o consumo de gasolina, a pressão do óleo, os horários de partida e chegada e o tempo do percurso.
Com esses dados, faz um relatório detalhado, que permite avaliar o desempenho de cada motorista.
O sistema utilizado pela Enterpa, o Datacar, foi desenvolvido pela empresa paulista SGF Computadores Automotivos.
Ele pode ser utilizado em qualquer tipo de veículo automotivo, de caminhões e ônibus a carros e até tratores.
Segundo Silva, o segundo passo do processo de informatização da empresa será a digitalização dos mapas de cada cidade em que a empresa opera.
"Com isso, será possível otimizar as rotas de coleta, escolhendo os melhores trajetos de forma mais racional", diz ele.

Próximo Texto: Planet Mídia vende games mais baratos; Produtos da Microsoft ganham financiamento; Unitools lança kit para provedores de Internet; Hipermercado mostra promoções na rede
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.