São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acerto de contas

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Era comprada em vinil, em lojas de periferia. Mas chegou perto de virar um hino. Era "Fim-de-semana no Parque", dos Racionais, de Mano Brown -que não gosta de dar entrevista para branco.
O refrão corria, depois de descrever violência, miséria e preconceito, "fim-de-semana no parque Santo Antônio... Santo Antônio..."
O parque é o mesmo que o Aqui Agora ontem descrevia como "uma das regiões mais violentas do mundo".
Segundo a Bandeirantes, depois da chacina de seis no fim-de-semana no parque Santo Antônio, "a violência assusta a capital". Assusta há tempos, mas agora assusta aos brancos, diria Mano Brown.
A reação veio, "finalmente", como afirmou a Bandeirantes, ontem. E a reação, claro, é mais polícia. O secretário José Afonso da Silva:
- Vamos lançar ali um programa específico, com aumento de policiamento e de viaturas para aquela zona.
Vão "lançar ali", "aquela zona", no parque Santo Antônio, armas, tiros, viaturas, policiais. Como se o secretário não soubesse de onde, de quem vêm as chacinas; de quem, aliás, Mano Brown já falava, três anos atrás.
É como em Belo Horizonte, onde a polícia aponta para todos os lados, atrás de bodes expiatórios, sem aceitar que a chacina dos meninos tenha saído dela mesma.
Segundo a Cultura, na chacina de Diadema, "a polícia acredita que tenha sido acerto de contas entre traficantes". E na chacina do parque Santo Antônio -o que mais- "a polícia suspeita de um acerto de contas".
Qualquer dia, acertam a conta com a polícia.
Impunidade
Ronald Biggs faz escola. Segundo a CNN, um venezuelano que cometeu crime ecológico e estava foragido surgiu no Brasil, pedindo asilo.
O âncora não escondeu o sorriso, ao citar o Brasil.

e-mail: nelsonsa@folha.com.br

Texto Anterior: Índios usam Internet para atacar decreto
Próximo Texto: Expulsão de terra pode causar suicídio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.