São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que significa um 'saco preto'

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

O termo "saco preto", utilizado ontem pelo ministro Sérgio Motta para se referir ao presidente Fernando Henrique Cardoso, é uma variação da expressão "saco roxo", popularizada pelo então presidente Fernando Collor em 1991.
Dizer que alguém nasceu com "aquilo roxo", como Collor disse a respeito de si próprio, ou que fulano "tem o saco preto", como Motta falou de FHC, é uma forma coloquial -e antiga- de reforçar a masculinidade, dizer que se trata de um homem viril, másculo.
No passado, especialmente no interior e no Nordeste, ao anunciar que o bebê nasceu com "aquilo roxo" ou "preto", a parteira ou o médico estavam confirmando que a mãe deu à luz um menino.
O termo "saco" é a forma chula de designar a bolsa que envolve os testículos. O roxo ou o preto fazem alusão à cor dessa membrana em meninos recém-nascidos.
"Essa é uma expressão arcaica, meio fora de moda, que não se usa há mais de 40 anos", diz Flávio Vespasiano di Giorgi, 63, professor de linguística e teoria da comunicação da PUC-SP.
Dicionário do palavrão O folclorista pernambucano Mario Souto Maior vai incluir o termo "saco roxo" na próxima edição do seu "Dicionário do Palavrão e Termos Afins".
Souto Maior diz que não se deve usar o termo na primeira pessoa. "Você pode dizer que alguém é valente, corajoso, afirmando que ele tem o saco roxo ou preto. Mas é feio falar 'tenho o saco preto'."
O urologista Jamil Chade, presidente do departamento de Urologia da Associação Paulista de Medicina, esclarece que todo menino nasce com "aquilo roxo". "Quando nasce, a criança vem com mais líquido na bolsa escrotal. Por isso, tem o tom mais escuro. Em 15 dias, a cor passa a ser rosa".
Se bolsa escrotal permanecer escurecida por mais de 15 dias, adverte Chade, pode ser sinal de uma doença, a hidrocele, que necessita de cirurgia.

Texto Anterior: Em 91, Collor disse que tinha nascido com "aquilo roxo"
Próximo Texto: Porta-voz nega articulação para reeleição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.