São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jânio Quadros pode ganhar memorial

Oscar Niemeyer é o autor do projeto

DA REPORTAGEM LOCAL

São Paulo deverá ser a sede de um memorial em homenagem a Jânio Quadros. O esboço do projeto, elaborado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi entregue ontem pelo embaixador José Aparecido de Oliveira ao prefeito Paulo Maluf.
O prédio, a ser construído em concreto aparente, ocuparia uma área de 480 m² no parque Ibirapuera. "Minha preocupação foi não exagerar na área, mas fazê-lo diferente, criando surpresa", explica o arquiteto.
"Mantive no térreo somente o hall de entrada, deixando o andar de cima solto e balanceado. Aí ficam o salão de exposições e o auditório", acrescenta Niemeyer.
Documentos
O memorial deverá abrigar documentos, objetos e condecorações de Jânio que estão em poder de José Aparecido. Da relação de relíquias constam, por exemplo, os originais de todos os bilhetes do ex-presidente em sua passagem pela presidência.
Entre os documentos, há uma carta assinada por Nikita Kruchov e por Leonid Brejnev, marcando uma tentativa de reaproximação diplomática da URSS com o Brasil. Há também um exemplar da Constituição de 37 com o autógrafo de Getúlio Vargas.
Auxiliar de Jânio na Presidência, José Aparecido presidirá uma comissão de 13 membros nomeada por Maluf para cuidar do projeto.

Texto Anterior: Associação de magistrados empossa nova diretoria; Entidade internacional critica investigação; Aprovado projeto sobre exploração de rodovias; Governo pretende regulamentar convênios
Próximo Texto: Arquivados projetos sobre o zoneamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.