São Paulo, sábado, 30 de março de 1996 |
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25 Anos de F-1 no Brasil - O chassi - 1972 Equipe: Tyrrell Modelo: 001 Propulsor: DFV Ford Cosworth V8 Estrutura: monocoque Material: duralumínio Histórico: bicampeão em 71 com este carro, Jackie Stewart tinha um ótimo relacionamento com a Ford -não à toa ele monta um time com apoio da fabricante para a temporada de 97. A Tyrrell era a equipe oficial de fábrica, o que deixava outros pilotos, como Emerson Fittipaldi, irritados com a essa proteção. O modelo 001, desenhado por Dereck Gardner, era muito bom e a sua grande característica era o aerofólio dianteiro, que servia de defletor para as rodas, algo que hoje é proibido. Já existia o monocoque, mas seu formato era precário e inseguro - 1996 Equipe: Williams Modelo: FW18 Propulsor: Renault V10 RS8 Estrutura: monocoque Material: composite (fibra de carbono e kevlar) Histórico: o carro que Jacques Villeneuve e Damon Hill conduzem nesta temporada é o extrato mais avançado da tecnologia da F-1. Além do melhor motor da categoria, esse chassi acumula uma série de inovações na área aerodinâmica -principalmente no fundo do carro que, apesar das restrições do regulamento, ainda é o maior responsável pelo chamado "down force". Com materiais mais leves e mais resistentes e totalmente monitorado por computador, o FW18 se notabiliza pelo bico alto à frente, uma tendência que a Ferrari tenta, agora, reverter, com seu F310 Texto Anterior: Brasileiros novatos são destaques no primeiro dia Próximo Texto: Pista está ondulada Índice |
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