São Paulo, sábado, 30 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'A Lista' salva Hollywood

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Em "A Lista de Schindler" (Telecine, 21h), Spielberg tratou um tema que toca a todos (o nazismo e sua demência), colocou em relevo um personagem singular e ambíguo (o industrial nazista que salvou mais de mil judeus da morte).
O filme livrou Spielberg do incômodo de ficar anos a fio perseguindo o Oscar sem sucesso. E salvou Hollywood do vexame de nunca ter reconhecido inteiramente o cineasta graças a quem, em grande parte, reencontrou sua posição de hegemonia e, até, sua grandeza.
"A Lista" é tão grande assim? Sua recepção juntou vários mitos: Spielberg, o Oscar, o Holocausto. Era quase impossível formar uma opinião razoavelmente distanciada. Daí esse trabalho, bem pessoal, merecer revisão obrigatória.
Não é o caso de "Maverick" (HBO, 20h30), faroeste que resgata um ótimo personagem da série de TV dos anos 50/60. Pena que Richard Donner tenha feito aqui mau faroeste e humor de carregação, apesar de Mel Gibson e Jodie Foster no elenco.
(IA)

Texto Anterior: Atenção, Brasil: o meu saco é verde-ervilha!
Próximo Texto: Duplas no "JN"; Noveleiros em ação; Gentileza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.