São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

'Quarto-e-sala' ganha sofisticação

DA REPORTAGEM LOCAL

Os poucos lançamentos de apartamentos de um dormitório que estão sendo feitos em São Paulo apontam uma mudança no padrão desse tipo de imóvel, que se torna cada vez mais sofisticado.
Até os anos 80, os "quarto-e-sala" e quitinetes eram direcionados a quem queria comprar seu primeiro imóvel ou a quem queria alugá-los a esse mesmo público.
Hoje, porém, busca-se seduzir pessoas que vivem sozinhas, têm elevado poder aquisitivo e, junto com o apartamento, desejam adquirir todo o tipo de comodidade que possa facilitar as suas vidas.
Um exemplo é o edifício Paulista New Life, da construtora Boghosian, que vai oferecer até um minimercado para seus moradores.
Segundo Sílvio Bussab, diretor de operações da empresa, o público-alvo do empreendimento é formado por pessoas que passam grandes períodos a trabalho em São Paulo mas têm residência fixa em outras cidades.
Para seduzir esse público, a área comum do Paulista New Life terá, também, sauna, sala de ginástica e piscina. "Queremos que o morador volte do trabalho e tenha condições de relaxar", diz Bussab.
Otimizando espaços
Como a área do apartamento de um dormitório é sempre reduzida, as construtoras estão procurando também otimizar a utilização de seu espaço interno.
Um recurso comum é a implantação da "cozinha americana", que é separada da sala de estar por um balcão onde morador acaba realizando as suas refeições.
"É uma adaptação às novas condições de vida", diz Walter Nory, presidente da Flaxxon, que está erguendo na Vila Mariana o edifício Vitória Maria, cujos apartamentos terão cozinhas americanas.
Outra alternativa é optar por áreas de serviço comuns, com lavanderias coletivas.

Texto Anterior: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.