São Paulo, domingo, 31 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Governo FHC; Sem saber; Imponderável; Visão deturpada; Sonho; Planejamento familiar; Peemedebista; Cumprimentos

Governo FHC
"Registro meu entusiasmo com a mudança da Folha, afastando-se do fernandohenriquismo da imprensa brasileira, ao condenar a política do fisiologismo de FHC, de resultados tão nefastos à nação.
O povo doente e analfabeto paga as falcatruas do governo e não pia."
Ernani Miura (Porto Alegre, RS)
*
"Chega! Já passou dos limites as insanidades e besteiras publicadas diariamente por colunistas da Folha sobre o presidente.
Revela um ódio sem sentido, fruto de um inconformismo e de uma certeza: Fernando Henrique fez o Real, o Real deu e dará certo, ele veio para ser presidente por oito anos, está mudando a economia deste país e será um dos maiores estadistas de nosso tempo."
Augusto de Oliveira Neto (São Paulo, SP)
*
"Depois de ver o desespero do governo FHC em tentar impedir a instalação da CPI dos Bancos, eu pergunto: 1) onde está a transparência do presidente FHC?; 2) será que a imprensa ainda irá continuar a fazer apologia da integridade moral do presidente?; 3) onde estão os cara-pintadas?; 4) será que acabou a tinta no grande Carnaval que é este país?; 5) é justo que só os aposentados e o servidor público paguem a conta, enquanto toda a sujeira é empurrada para baixo do tapete?"
José Carlos Tavares (São Paulo, SP)

Sem saber
"Para não destruir meus nervos e a vontade de viver, deixarei de ler jornal.
Para quê? Para me martirizar? Para ver, por exemplo, que há quem continuará obtendo aposentadorias com os salários da 'ativa' (R$ 9.000, por exemplo) enquanto eu, arquiteto, depois de ter contribuído 30 anos e dez meses, sempre pelo 'teto', recebo hoje míseros R$ 356,88, ou seja, 42,86% do 'teto'? Desisto.
Vou continuar trabalhando e pagando honradamente os meus impostos, mas vou fechar o zíper e passarei a viver dentro de mim mesmo.
Vou preferir viver como um 'marido traído': serei o último a saber das coisas. Dói menos."
Jair R. Peixoto Laguna (São Paulo, SP)

Imponderável
"É certo que a investigação do sistema financeiro não iria desestabilizar o Plano Real, fazer a Bolsa de Valores despencar, parar o país e/ou afastar os investidores internacionais.
O pavor governista deve-se ao fato de que as investigações estão sujeitas ao imponderável, personificado em um 'laranja' de boca grande, quem duvida?
Está patente que fizeram uma meia sola na reforma da Previdência Social. Ou seja, foi moldada pela 'conversa', não apresentando mudanças radicais na correção dos privilégios. Há brasileiros desiguais."
Marco Aurélio Abreu (Florianópolis, SC)

Visão deturpada
"O artigo do sr. Fernando Rodrigues atesta a visão deturpada da sociedade em relação aos agricultores.
O termo usado para denominar os agricultores foi caloteiros. Caloteiro, depois de consultado o bom e velho Aurélio, é aquele que contrai dívida sem intenção ou possibilidade de pagar.
E aí reside uma grande bifurcação; a daqueles que com ajuda interna de canetas poderosas conseguem, ano após ano, empréstimos faraônicos e jamais restituídos ao erário e o outro galho, daqueles que nem sequer são recebidos na agência quando deixam -pela primeira vez- uma conta em atraso.
Existem mesmo tolos, que na tentativa de deturpar os agricultores honestos, soltam artigos -no mínimo- infelizes, maculando algo que, ao menos para os honrados, fere de morte. O caráter."
Everton Luiz Fischer (Patos de Minas, MG)

Resposta do jornalista Fernando Rodrigues - Quem não paga dívidas é caloteiro. Esse é o primeiro significado do verbo "calotear", de acordo com o dicionário "Aurélio": "Calotear: (V.t.d.) Não pagar o que deve a; passar calote(s) em".

Sonho
"Eu tenho um sonho... Sonho em passear com a Luiza Erundina por São Paulo, nas avenidas e túneis que ela paralisou quando assumiu a prefeitura.
Sonho em passear com ela na avenida Águas Espraiadas, que ela paralisou, passear com ela pelo túnel Jânio Quadros, que ela tampou e inaugurou a tampa.
E não é que ela quer ser novamente prefeita? Não acredito que alguém que goste de São Paulo vote nessa mulher."
Douglas Eden Ferrari (São Paulo, SP)

Planejamento familiar
"A população carente, vez por outra, ganha as páginas dos jornais pelas soluções bizarras que encontra.
Exemplo disso foi notícia publicada recentemente na qual um garoto de 13 anos era mantido acorrentado pela própria mãe em sua casa. Sem ter quem cuidasse de seu filho quando ia trabalhar, ela preferiu encarcerá-lo a deixá-lo sozinho.
Horrível, não? Mas qual a solução? Certamente não é aquela simplista, defendida pelo dr. Clito Fornaciari Junior ('Painel do Leitor', 12/3).
O dr. Clito sugere a 'imposição de um rígido controle de natalidade'. Quais seriam os meios de se efetivar tal 'rígido controle de natalidade'? Esterilização em massa? Ou a política de natalidade da China comunista, onde as crianças (mulheres) são deixadas à míngua até a morte?
O controle governamental sobre a opção familiar é eficaz, sem dúvida. Mas programas de planejamento familiar produzem resultados lentamente, mas são compromissos democráticos que todos os governos têm de tomar para si, com mais empenho e seriedade.
Senão chegaremos ao ponto de cogitar a esterilização, solução fascista e cruel, como opção de tratamento para a questão da miséria brasileira."
Luiz Antonio Ferretti, presidente do Condeca -Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (São Paulo, SP)

Peemedebista
"Orgulho-me de ser peemedebista. Acho que sou um peemedebista fundamentalista (?)...
Nas comemorações dos 30 anos de história vi e li muitas coisas bonitas sobre o partido -algumas ruins também. Mas nada foi tão interessante quanto o artigo do poeta e escritor Gerardo Mello Mourão (26/3)."
Hermes Parcianello, deputado federal pelo PMDB-PR (Brasília, DF)

Cumprimentos
"Vimos manifestar a satisfação desta entidade pelas recentes mudanças na apresentação gráfica da Folha.
O tradicional vespertino, que há muito consolidou sua liderança na preferência de milhões de leitores em todo o país, reafirma, agora, sua liderança como jornal tecnicamente perfeito na América Latina e um dos melhores em todo o planeta, motivo de real satisfação para toda a sociedade brasileira."
Paulo Fernandes Lucania, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Governo FHC; Sem saber; Imponderável; Visão deturpada; Sonho; Planejamento familiar; Peemedebista; Cumprimentos;
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.