São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Tema eleitoral; Fiscal eletrônico; Habilidade política; Galo de briga; Ameaça sindical; Boi na linha; Humor tucano; Olho gordo; Politicamente correto; Manobra arriscada; Pescaria farta; Mui amigos; Outros planos; Sem muita opção; Cara-pintada; Fazendo escola

Tema eleitoral
O governo aposta na repercussão da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 1995, que deve ser divulgada em junho ou julho, começo das campanhas municipais. O Planalto acha que o levantamento mostrará os efeitos positivos do Real.

Fiscal eletrônico
A Comissão de Fiscalização da Câmara pediu senhas para acessar os computadores do Banco Central e das empresas estatais. Por enquanto, só pode rastrear a execução financeira da União. BC e estatais resistem à idéia.

Habilidade política
Ao receber parlamentares para debater a reforma administrativa, o ministro Bresser Pereira insinuou que eles não tinham muito conhecimento técnico sobre o assunto. Segundo um governista, "ele cuspiu no carrasco".

Galo de briga
Candidato da bancada tucana no Congresso à presidência do PSDB, Arthur Virgílio (AM) tem crescido no conceito de FHC. O deputado tem um perfil brigador, coisa que a cúpula tucana avalia estar em falta no partido.

Ameaça sindical
Sempre cordato com o Planalto, Medeiros (Força Sindical) se reúne hoje com Malan (Fazenda) para avisar que vai à Justiça se o governo não reajustar o mínimo e os benefícios da Previdência pela integralidade da inflação.

Boi na linha
A candidatura do Brasil à sede da reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento no ano 2000, lançada por Serra (Planejamento), tem forte oponente: os EUA. Desde os anos 60, o Brasil está fora do roteiro do BID.

Humor tucano
Incomodado com a imprensa, o governador Mário Covas desligou anteontem o gravador de um repórter em Sertãozinho, interior paulista. Para dar entrevista, exigiu a presença do câmera do Palácio dos Bandeirantes.

Olho gordo
O PFL descobriu que o PMDB de Rondônia negou filiação a Ernandes Amorim. Bastaria, portanto, cooptar mais um senador para empatar com a bancada do PMDB, que tem 23. E reivindicar a presidência do Senado.

Politicamente correto
Marta Suplicy (PT-SP) foi cobrar duramente de Michel Temer (PMDB-SP) a reinclusão da licença-maternidade na reforma da Previdência para contar como tempo de serviço. Temer, porém, já havia feito a correção.

Manobra arriscada
Previsão que une o comando pefelista e membros da oposição moderada a FHC. Se for rejeitada a reeleição-já, será a mais grave derrota para o governo. Se for aprovada, será necessário um festival de fisiologia que poderá desmoralizar as outras reformas.

Pescaria farta
O PFL vai tentar ficar com o símbolo do PSC, o peixe. O partido acha que será de muita utilidade na aliança com o PSDB. Para os pefelistas, tucano morre pela boca. Serjão que o diga.

Mui amigos
Proposta, em tom de brincadeira, de Delfim Netto e Cunha Bueno, do PPB paulista: Melhor do que reeleição, é a prorrogação do mandato de FHC. Sai mais barato, e é muito mais eficiente.

Outros planos
Após receber uma espécie de sinal verde tácito de FHC, um grupo de deputados federais e estaduais do PSDB foi a Serra pressioná-lo a disputar a Prefeitura de São Paulo. Resposta seca: "Não quero. Não estou a fim".

Sem muita opção
Mercadante estuda sair candidato a vereador. Reluta um pouco porque acha que, após perder a indicação para Erundina, pareceria se contentar com um prêmio de consolação. A direção do PT o julga bom puxador de voto.

Cara-pintada
Sem quadros para analisar os pedidos de revisão de áreas indígenas, que somam 156, a Funai contrata advogados das ONGs.

Fazendo escola
Inspirado no sucesso dos ruralistas, o senador Fernando Bezerra (PMDB-RN), presidente da CNI, organiza a formação da bancada dos industriais.

TIROTEIO
De José Genoino (PT-SP), sobre a proposta de reeleição-já, articulada por FHC e o ministro Sérgio Motta (Comunicações):
- Reeleição não é prioridade do país. Se colocar em votação agora, vai inflacionar o fisiologismo e obstruir as reformas.

Próximo Texto: Apoio com convicção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.