São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Índice

Justiça julga ilegal assembléia que decidiu pela separação

DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Diretores dissidentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD decidiram ontem, após a realização de uma assembléia considerada ilegal pela Justiça, declarar a sede regional de Santo André separada da de São Bernardo.
A juíza da 1ª Vara Cível de Santo André, Sandra Regina Marques, concedeu liminar aos advogados do sindicato proibindo a realização da assembléia convocada por Cícero Firmino da Silva, vice-presidente por Santo André e líder dos dissidentes.
Na última sexta-feira, uma assembléia convocada pelo presidente da entidade, Heiguiberto Navarro, o Guiba, em Santo André, contando com cerca de mil trabalhadores, aprovou a unificação das duas sedes.
Ontem, a Justiça considerou ilegal a assembléia convocada por Silva por dois motivos: ela não havia sido convocada pelo presidente, Guiba, e porque havia risco de novo confronto.
A liminar não foi entregue a Silva porque ele não estava na sede. Mesmo de forma ilegal, o diretor de base Adonis Bernardes conduziu a assembléia com cerca de 300 trabalhadores.
Na consulta, foi decidida a separação das sedes e constituída uma comissão que vai dirigir a entidade separatista.
Ainda ontem, no clube Palestra, em São Bernardo, a convenção final do sindicato aprovou a chapa única, encabeçada por Luiz Marinho, que vai disputar a eleição em maio. A convenção contou com a presença de 2.076 trabalhadores credenciados.

Texto Anterior: Advogado defende legislação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.