São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa no PMDB vai ao segundo turno

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O PMDB deverá realizar segundo turno no próximo dia 14 para escolher seu candidato à Prefeitura de São Paulo. A prévia realizada ontem mostrou que nenhum dos três pré-candidatos tinha a preferência da maioria do partido.
Para garantir sua candidatura ontem, ele precisaria conseguir mais de 50% dos votos válidos.
Em segundo lugar estava o deputado federal Alberto Goldman, com 33,1% (378). O deputado federal José Aristodemo Pinotti tinha 28,1% (321). Tinham sido apuradas 6 das 8 urnas.
"Estou convencido de que haverá segundo turno", disse Leiva, logo depois da divulgação do primeiro resultado parcial.
O ex-governador Orestes Quércia, que apoiou Leiva, foi o grande ausente da prévia. "A presença dele não estava prevista, e ele tinha outros compromissos em Campinas", disse Leiva.
Outros peemedebistas interpretaram a ausência como uma tentativa de evitar desgastes. A prévia era considerada um teste para a influência de Quércia no partido.
Apesar do favoritismo de seu candidato, era grande a possibilidade de haver segundo turno.
Além disso, Leiva disputava com outro quercista histórico, Pinotti, que rompeu acordo com o ex-governador e lançou candidatura independente.
Briga
Pouco antes do final da votação, a Polícia Militar teve de intervir para separar integrantes do MR-8 e militantes ligados ao deputado estadual Guilherme Gianetti, que apoiou Goldman.
Os membros do MR-8 fizeram campanha para Leiva e gritaram slogans contra o líder do governo na Câmara, Luiz Carlos Santos, eleitor de Goldman: "Luiz Carlos, safado, ladrão dos aposentados".
A certa altura, a torcida ligada a Gianetti reagiu e começou a pancadaria. No começo da noite, a briga recomeçou. Um dos integrantes do MR-8 saiu com o nariz sangrando.

Texto Anterior: Importação superou exportações em 95
Próximo Texto: Disputa no PMDB vai ao segundo turno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.