São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo propõe abate para conter o excesso de jacarés

MYRIAN VIOLETA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Relatório da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) defende o abate de jacarés como forma de evitar um eventual desequilíbrio ambiental provocado pela superpopulação dos animais no Pantanal.
"Não há como prever as consequências de uma superpopulação de jacarés", afirmou o pesquisador Marcos Coutinho, 34, do Centro de Pesquisas Agropecuárias do Pantanal, da Embrapa, que elaborou o relatório junto com a pesquisadora Zilca Campos, 33.
Coutinho e Campos fizeram em 94 um censo que apontou a região de Nhecolândia (a 150 km de Corumbá-MS), no Pantanal, como a de maior densidade populacional de crocodilianos do mundo. Foram registradas médias de 150 jacarés por km2.
A legislação ambiental proíbe a captura de animais da fauna silvestre. Apesar disso, os chamados "coureiros" abatiam jacarés clandestinamente no Pantanal para aproveitar a pele do animal.
Desde 1992, a figura do coureiro praticamente desapareceu, devido à ação repressiva desenvolvida pela Polícia Florestal na região.
O relatório sobre o abate de jacarés é um dos documentos do Programa de Conservação da Bacia do Alto Paraguai, cujo objetivo é fazer uma radiografia do meio ambiente da região. O programa é patrocinado pelo governo federal, com recursos do Banco Mundial.
Segundo Coutinho, o abate seria feito pelos próprios pantaneiros, a partir de critérios que garantissem a exploração racional e sustentável. "Isso também é uma alternativa econômica que apresentamos para a região", afirmou.
"Estamos agora trabalhando na instalação de uma estação experimental de beneficiamento de carne de jacaré dentro do Pantanal. Vamos estudar cientificamente a viabilidade da proposta", declarou.
A implantação da estação experimental é financiada pelas organizações não-governamentais Conservation International, WWF (Fundo Mundial para a Natureza) e fundação O Boticário, com apoio de técnicos do Ibama e do Ministério da Agricultura.

Texto Anterior: Punk diz que foi escalpelado por policiais
Próximo Texto: Ambientalista critica a idéia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.