São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tempo de Olimpíada

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

A Superliga mostrou que quem tem o melhor levantador está do lado da vitória. Os campeões, Olympikus/Telesp e Leite Moça, são comandados pelas duas unanimidades do vôlei brasileiro: Maurício e Fernanda Venturini. Na seleção, você pode imaginar qualquer time, menos os dois fora da quadra. Em Atlanta, disputarão a terceira Olimpíada de suas carreiras.
Pelas quadras, os dois sempre esbanjaram talento e certezas.
Aos 17 anos, Fernanda já era titular da seleção e foi eleita a melhor jogadora do Pré-Olímpico em 88. Na época, já falava que faltava àquela seleção uma postura vencedora e que ela odiava perder. No início de 88, quando foi convocado pela primeira vez para a seleção, Maurício já dizia que iria ser titular.
Maurício escolhe a palavra determinação para definir tanta certeza. "Não me acho o melhor, mas parto sempre com tudo para ser o melhor." E consegue ser. No mundo dos campeões, não há lugar para inseguranças ou dúvidas. Imagine um tie-break: 14 a 14. O atleta tem que decidir sem medo de errar.
Mas os tempos são de Olimpíada. A seleção feminina começa a trabalhar amanhã. A novidade vão ser os treinos com um time masculino. O objetivo é preparar a turma para enfrentar Cuba, seleção de muita força física. O exemplo é Mireya Luís, atacante com força e alcance de bola (3,36 m) de um homem.
No masculino, a boa nova na lista de convocados foi a volta de Claudinei. Aliás, nesta Superliga ele tem uma história bem legal. Um dia antes da final, raspou o cabelo careca.
Nos dois primeiros jogos, a vitória foi do Olympikus. No terceiro, quando seu cabelo cresceu um pouco, o Suzano ganhou.
Depois do jogo, o supersticioso técnico Bebeto de Freitas intimou o jogador: "Nós ganhamos com seu cabelo raspado. Pode cortar de novo". Resultado: o Olympikus foi campeão no jogo seguinte com Claudinei careca.

Texto Anterior: Santos raspa os cabelos, goleia o Botafogo e diminui a crise
Próximo Texto: A grande jogada; Sisley campeão; Recorde de Zorzi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.