São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996 |
Próximo Texto |
Índice
Posto de gasolina automatiza serviço
HEINAR MARACY
Essa cena, até hoje conhecida pelos brasileiros apenas em filmes americanos, pode tornar-se frequente nos postos do país. O aumento da concorrência entre as empresas operadoras de postos, após a liberação do preço de combustível, está fazendo com que elas procurem meios de reduzir seus custos e aumentar sua produtividade. O posto New Dom, franqueado da distribuidora Esso, é um dos que se estão automatizando. Nele, os clientes podem utilizar as bombas de gasolina em sistema self-service, operar automaticamente o lava-carros e pagar pelos serviços na loja de conveniência Stop & Shop, ao lado do posto. Aprovação dos clientes Segundo Emanuel Araújo, gerente do posto, a grande maioria dos clientes aprovou o sistema. "Alguns se divertem muito com essa história de operar as bombas e retirar a senha no caixa para utilizar sozinhos o serviço de lavagem automática. Eles batem papo, querem saber como tudo funciona e acabam consumindo mais." Araújo calcula que apenas 20% dos clientes do posto desaprovaram o sistema e ainda preferem ser atendidos por um frentista. A automação do posto proporcionou a redução do número de funcionários de 12 para 5. Liberados do serviço de abastecimento e lavagem de carros, os frentistas agora são responsáveis por serviços como troca de óleo, orientação aos clientes e limpeza do posto. Ambiente mais limpo "Uma das mudanças mais importantes foi a melhoria do ambiente. Hoje, o posto está mais limpo, não se vê óleo no chão nem frentistas sujos. Isso faz o funcionário se sentir bem e atender melhor os clientes", diz Araújo. O posto New Dom utilizou em sua informatização o sistema Gas-On-Line, que foi desenvolvido pela Itautec -em parceria com a TKE Sistemas. O Gas-On-Line permite integrar toda a operação de um posto -incluindo a loja de conveniência, as bombas de gasolina, o controle de tanques e as vendas de produtos e serviços- em um único sistema. O computador registra as transações na hora em que elas ocorrem. Assim, o proprietário do posto tem a vantagem de poder obter a qualquer momento uma posição sobre como está seu faturamento no dia e avaliar seus estoques. O sistema permite que o cliente pague de uma vez todos os produtos e serviços adquiridos no posto. É possível utilizar cartões de crédito ou cartões bancários. O Gas-On-Line ainda tem módulos para cadastro de clientes conveniados, controle de funcionários, contas bancárias e transferência eletrônica de fundos. Outra vantagem para o proprietário é a segurança, já que a possibilidade de pagamento com cartão reduz o volume de dinheiro guardado diariamente no posto. Onde encontrar - Itautec: tel. (0800) 12-7373. Próximo Texto: Saiba como funciona o sistema Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |