São Paulo, terça-feira, 2 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quércia tenta apoio para Leiva na disputa do PMDB paulistano

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-governador Orestes Quércia vai procurar o deputado federal José Aristodemo Pinotti nos próximos dias para pedir apoio a João Leiva, que disputará com Alberto Goldman quem será o candidato do PMDB a prefeito de São Paulo.
O segundo turno da prévia do PMDB está marcado para o dia 14.
No primeiro turno, realizado no último domingo, Leiva teve 38% dos votos, contra 33,5% de Goldman. Pinotti, que será o fiel da balança, ficou com 28,5%.
Pela primeira vez, o poder de Quércia no PMDB de São Paulo é questionado abertamente. Goldman tem o apoio da ala governista do partido. Pinotti, um aliado histórico de Quércia, rompeu politicamente com o ex-governador na semana passada.
'Confusão'
Quércia não assumiu a derrota política de domingo: "Houve confusão com a candidatura do Pinotti, mas se somarmos as duas votações tivemos quase 70%".
Oficialmente, o ex-governador disse que a tarefa de procurar votos cabe a Leiva. "Quem deve ir atrás de votos é o candidato e não eu." Quércia, porém, sabe que uma vitória de Goldman arranharia de vez sua fama de dono do PMDB paulista.
Pinotti tinha reunião agendada para ontem à noite para discutir quem apoiará no segundo turno. "Cansei de dizer ao Quércia que ganharia no primeiro turno se ele me apoiasse", afirmou Pinotti.
Cria política de Quércia, Pinotti disse também que mantém sua relação pessoal com o ex-governador. A política está abalada. "Quando eu precisei de pelo menos a neutralidade do Quércia, a resposta foi negativa", declarou.
Quércia explicou o apoio a Leiva por uma questão de lealdade. "A maioria do nosso grupo resolveu apoiar o Leiva. O Pinotti aceitou, depois voltou atrás e eu não podia voltar atrás", disse Quércia.
Goldman acha que o resultado provou que a liderança de Quércia no PMDB-SP não é absoluta. "O Quércia usou todo o seu capital político e não venceu." Leiva avalia que o aval de Goldman ao governo FHC forçará Pinotti a apoiar o grupo quercista.
(CEA)

Texto Anterior: Suplicy recusa ser o vice de Erundina
Próximo Texto: Deputado petista diz ter apoio da bancada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.