São Paulo, terça-feira, 2 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tradição se encontra com a tecnologia

DA REPORTAGEM LOCAL

As melodias recolhidas por Marlui Miranda receberam uma reinterpretação. A linha melódica básica é mantida, mas sobre ela a compositora elaborou seus próprios arranjos e algumas variações.
Nesse trabalho, usou muito mais do que instrumentos nativos. Foram computadores que a auxiliaram no trabalho de transcrição e composição. "Hoje ninguém faz nada sem computador", observa Marlui Miranda.
Esse contato entre a tradição indígena e a tecnologia ocidental não se dá apenas no trabalho de Marlui. Acontece nas próprias aldeias. "Muitos grupos têm contato direto com a tecnologia, alguns monitoram suas áreas com informações de satélites", diz Marlui.
O encontro com a cultura ocidental fez surgir entre os índios também uma forma musical própria, "Nambekó Merewa", literalmente "música dos facões", referência ao presentes deixados por antropólogos para atrair os índios.
"Tudo para os índios está ligado à música. Ela é funcional, relacionada com afazeres", diz a compositora. "Ao mesmo tempo, tudo é ritualístico, natural e sobrenatural sempre misturados."
O trabalho de Marlui Miranda sobre a música indígena continua. Agora, ela está se dedicando ao trabalho com flautas. "Já transcrevi algumas coisas, fazendo arranjos paa tocar tanto em flautas indígenas quanto na flauta transversal."
Esse universo de contrastes estará exposto, entre 22 e 26 de maio, no Sesc Pompéia. Será apresentado o show "Ihu", com as músicas incluídas no songbook, exposição de fotos e informações detalhadas sobre cada música e grupo indígena, em um computador à disposição do público.

Livro: Ihu - Todos os Sons, 204 pág. Autor: Marlui Miranda Editora: Editora Árvore da Terra Lançamento: hoje, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - tel. 011/814-5811) Quanto: R$ 65,00

Texto Anterior: 'Ihu' resgata o canto e a cultura indígena
Próximo Texto: Eu também ganhei o Oscar de melhor filme
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.