São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Safra de amendoim deve cair 27,1%

LUÍS FERNANDO BOVO
DA FOLHA NORDESTE

A área plantada de amendoim na região de Ribeirão Preto (319 km a norte de São Paulo), a maior produtora do país, caiu 27,8% na safra 95/96 em relação à safra 94/95.
A queda, reflexo da maior crise que o setor já viveu, foi calculada pelo IEA (Instituto de Economia Agrícola).
Segundo o órgão, o amendoim ocupa hoje 27,3 mil hectares (ha) na região. Em 95, a área plantada era de 37,8 mil ha.
Em relação à produção, a queda chega a 27,1% nesta safra. Foram colhidos 3,46 milhões de sacas de 25 kg em 95. Para este ano, a colheita não deve ultrapassar 2,52 milhões de sacas.
Produtores, agrônomos, cooperativas e indústrias culpam a descapitalização e o endividamento dos plantadores, o baixo preço do produto e o aumento do custo da mão-de-obra pela crise.
O grau de inadimplência cresceu até 400% este ano nas cooperativas. A venda de sementes despencou 57,5% e a de insumos, 50%.
"Os produtores estão reduzindo a área plantada e diversificando. Quem continua com o amendoim hoje, é porque não tem opção", diz Álvaro Fernandes Veronez, 30, presidente da Assoplam (Associação dos Plantadores de Amendoim da Região de Dumont).
Ele mesmo reduziu sua área plantada de 120 ha para 50 ha.
Além disso, está construindo um pesque-pague na fazenda.
Segundo Veronez, a situação dos produtores é mais complicada porque 90% das áreas onde o amendoim é plantado na região são arrendadas.
"São áreas das usinas." O amendoim é plantado na entressafra da cana para recuperar o solo e é ideal por ser uma cultura rápida -o plantio é feito em outubro e a colheita, em março.
Para Veronez, a crise começou no ano passado.
"O produtor plantou com dinheiro obtido junto à cooperativa. Mas, na hora de colher, não conseguiu crédito dos bancos e usou recursos próprios."

Próximo Texto: Produtor contabiliza prejuízos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.