São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Arma secreta; Buscando aliados; Jogo arriscado; Anatomia política; Caixa-forte; Candidato Frankenstein; Pouco interesse; Arco e flecha; Nas nuvens; Política tucana; Gafe das cores; Visita à Folha

Arma secreta
Ao citar o "combate aos privilégios da Previdência" nas propagandas sobre as reformas, o governo avalia que a opinião da população pode ajudar a ressuscitar no Senado pontos do proposta original de Stephanes.

Buscando aliados
O raciocínio do governo é que, com a intenção do Senado em mexer na reforma da Previdência, ganha-se tempo para que a opinião pública entenda e condene aquilo que o Planalto julga privilégios do setor público.

Jogo arriscado
Em nome de uma reforma que o agrade mais, um auxiliar de FHC acha bom o Senado mudar o projeto da Previdência. Sabe que o preço será aprová-la após 3 de outubro, pois os deputados evitariam votar contra "privilégios" por razões eleitorais.

Anatomia política
Piada de deputados do PPB paulista sobre o assédio de Serjão a Maluf em favor da tese de reeleição-já: "É bom o prefeito tomar cuidado. Senão, em poucos dias, o ministro vai acabar descobrindo a cor daquilo".

Caixa-forte
Apontado como alternativa à escassez de candidatos governistas em São Paulo, Olavo Setúbal almoçou ontem com Marco Maciel, em Brasília. FHC fez questão de passar por lá. A eleição paulistana foi o tema do papo.

Candidato Frankenstein
Perguntaram ontem a Maluf quem seria seu candidato a prefeito de São Paulo. "Meu candidato é alto e gordo", disse. Estavam com ele os prefeituráveis Reynaldo de Barros, que é gordo, e Celso Pitta, que é alto.

Pouco interesse
Há um sentimento na cúpula do PFL de que Covas joga o partido no colo de Maluf na eleição municipal em São Paulo. O governador, em conversa recente com um pefelista, teria liberado o PFL a lançar nome próprio.

Arco e flecha
Na conta das ONGs indígenas, 165 contestações de 18 áreas habitadas por índios tinham dado entrada até ontem no Ministério da Justiça. O prazo para esses recursos, previstos no decreto 1.775, vai até 8 de abril.

Nas nuvens
Depois do cartão de crédito, o mais novo objeto de consumo do PT é um jatinho. O partido está gastando muito dinheiro com passagens aéreas para seus diretores. Acha que a compra de um avião diminui esses gastos.
Aparando arestas FHC e Jorge Bornhausen têm uma conversa agendada assim que o presidente retornar da Argentina, na próxima semana. Pauta: eleição municipal e o delicado tema da aliança PFL-PSDB.

Política tucana
O Planalto fez um aceno ao PFL sobre a importância dos liberais na aliança. FHC acha que Serjão talvez tenha se excedido um pouco quando, ao propor a reeleição-já, usou a manobra para tentar enfraquecer o PFL.

Gafe das cores
Em cerimônia ontem no Planalto, ao dar o projeto da Lei do Passe a FHC, Pelé disse: "A cor do envelope é branca". Todo mundo achou que era uma referência ao "'saco preto". Depois, o ministro explicou: "Não, é por causa da pasta cor-de-rosa".

Visita à Folha
O ministro das Comunicações, Sérgio Motta, visitou ontem a Folha.
*
O sócio-presidente da Price Waterhouse, Paulo Cesar Estevão Netto, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do sócio-diretor da empresa, Henrique Luz, e do gerente de Comunicação, Luís Cesar Faro.
*
O presidente do Conselho de Administração da RBS (Rede Brasil Sul), Jayme Sirotsky, visitou ontem a Folha.
*
A deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP) visitou anteontem a Folha, onde foi recebida em almoço. Estava acompanhada do assessor de imprensa, Sérgio Malta Cardoso.
*
O deputado federal Ricardo Izar (PPB-SP) visitou anteontem a Folha.

TIROTEIO
De Emerson Kapaz, secretário de Ciência e Tecnologia de São Paulo, sobre a opção da montadora Renault pelo Paraná:
- Chamam o Covas de estatizante, mas o governador Jaime Lerner banca 40% do investimento da Renault no Paraná e ninguém diz nada.

Próximo Texto: Excesso de trabalho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.