São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homens vão ser 'sparring' no feminino

Seleção começa a treinar no Rio

CLÁUDIA MATTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A seleção brasileira feminina de vôlei, que se apresentou ontem ao técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, no Rio, usará um time masculino como "sparring" para treinar para a Olimpíada de Atlanta.
A equipe masculina terá como base dois jogadores de quadra, Duda e Marcinho, e dois de praia, Ednilson e Nilo. Deles, Ednilson terá a função de atacar como a cubana Mireya Luis.
A principal função desses jogadores será reproduzir o estilo de jogo dos principais adversários do Brasil na Olimpíada -Cuba, Estados Unidos, Rússia e China, de acordo com Bernardinho.
"Eles vão simular o estilo de jogo de cada uma dessas equipes: uma hora com a velocidade das chinesas, outra com a força das cubanas", disse Bernardinho.
Na busca por uma medalha olímpica, inédita não só para o vôlei, mas para todo o esporte feminino do Brasil, Bernardinho vai lançar mão de todos os recursos que estiverem a seu alcance.
Concentração
Além dos treinos físico, técnico e tático, as jogadoras que treinarão para Atlanta serão auxiliadas pelo iogue Orlando Cani, 60, que trabalhou com a seleção em 95.
A ênfase do trabalho de Cani será na concentração, relaxamento e respiração. Ele dará duas ou três aulas semanais para as jogadoras.
A seleção também será acompanhada por um grupo de psicólogos e pelo engenheiro e especialista em qualidade total Evandro Mota, que trabalhou com a seleção tetracampeã na Copa dos EUA.
No Brasil, toda a preparação da seleção será feita no Rio, que vai treinar na Escola de Educação Física do Exército, na Urca (zona sul). Folgas, só de 15 em 15 dias.
"Nem na Semana Santa a gente vai parar. A gente treina até sábado e faz uma pausa só no domingo, para elas comerem um peixinho com a família", disse Bernardinho.
Estão previstos amistosos contra a Holanda e a Alemanha. A seleção também disputará dois torneios internacionais, um na Holanda e a BCV Cup, na Suíça.
Amistosos
A Confederação Brasileira de Vôlei ainda tenta marcar amistosos contra equipes asiáticas, durante o período de preparação.
Segundo o COB, Bernardinho só terá que definir o nome das 12 atletas que irão a Atlanta em junho.
As jogadoras que se apresentaram ontem no Rio: Ana Flávia, Fernanda Doval, Hilma, Ida, Leila, Ana Moser, Ana Paula, Denise, Fernanda Venturini, Fofão, Rosângela, Sandra, Virna, Márcia Fu e Filó.

Texto Anterior: Euller preocupa Palmeiras contra Atlético-MG
Próximo Texto: Ana Moser promete saltar em um mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.