São Paulo, quarta-feira, 3 de abril de 1996
Próximo Texto | Índice

Saiba como vencer a maldição do GPF

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

Inconveniente, ele aparece no melhor do jogo, no meio do texto, no acabamento do desenho, nos últimos segundos de longa transferência eletrônica de arquivos.
O chato em questão é o erro GPF (General Protection Fault), falha geral de proteção, bastante conhecido dos usuários de micros padrão IBM PC com "Windows".
Esse erro acontece quando um programa mais atrevido assedia o espaço de memória ocupado por um outro programa.
Se ocorrer a invasão, os dados e códigos do primeiro programa serão danificados ou destruídos pelo invasor.
Por isso, para proteger o programa que chegou primeiro, o "Windows" comunica o ataque.
Assim, quando o aviso de GPF aparecer na tela, o mais sensato, embora aborrecido, é sair do programa, fechar o "Windows" e começar tudo de novo.
Há vários motivos que levam os programas a causar GPFs. Vão de instalação malfeita do próprio "Windows" a adaptadores de componentes inadequados.
As soluções também são várias. Uma delas é instalar o arquivo WINDDE, que elimina uma boa parte das chances de o GPF voltar a acontecer.
Esse arquivo está disponível no BBS Microsoft nas versões para "Windows" até 3.11 (16 bits) e "Windows 95" (32 bits), que mudou o nome do velho GPF para "operação ilegal".
No "Mac OS", sistema operacional dos Macintosh, o GPF tem outro nome -é erro tipo 1.

LEIA MAIS sobre falhas de proteção e outros erros nas págs. 5-4 e 5-5.

Próximo Texto: Internet faz surgir novo tipo de negócio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.